Os alunos do curso de libras do Centro de Línguas de Valparaíso de Goiás (CMLVG) realizaram no sábado, 13 de abril, uma aula diferente, com o objetivo de adquirir e trocar experiências.
Os estudantes tiveram a oportunidade de se aproximar mais da cultura surda e de praticar o conhecimento já adquirido em aula.
Segundo Isabel Santos, diretora do CMLVG, o projeto ressalta a importância da formação em libras, não somente da teoria dada em sala de aula, como também da prática para o fomento da aprendizagem. “O projeto visa fortalecer a língua de sinais junto ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa ouvinte e surda, dando noções de inclusão associada ao sentimento de pertencimento enquanto cidadão”, completou.
Os discentes aproveitaram o momento também para realizar uma pesquisa de campo, que será utilizada na avaliação final do semestre, onde o aluno deverá apresentar um texto dissertativo, abordando um tema relevante para a comunidade surda.
A língua de sinais possui estrutura sintática própria, por isso, momentos como estes são importantes para garantir o melhor desenvolvimento comunicacional. A ação contou com o apoio da Associação de Surdos de Santa Maria e Entorno.
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás