EDIÇÃO ESPECIAL COMEMORATIVA -PROJETO SETEMBRO AMARELO: DESISTIR NÃO É UMA OPÇÃO

A Coluna Semanal Experiências Exitosas apresenta em sua Edição Especial Comemorativa, O Projeto Setembro Amarelo – Desistir não é uma opção. As Rede Municipal de Ensino focou em inúmeras ações de fomento à preservação da vida em todos os aspectos, para tratar dessa problemática social que tem invadido, cada vez mais, os lares das famílias em todo o mundo.

Sob o comando da Orientadora Educacional Jussara Ferreira, o projeto da Escola Municipal Céu Azul se justifica, uma vez que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente um milhão de pessoas tiram sua própria vida ao redor do mundo todos os anos. E segundo o órgão no Brasil o suicídio é considerado a quarta maior causa de morte.

Diante deste cenário atual e dos dados alarmantes é necessário que abordemos o tema saúde mental ainda nos primeiros anos de escolarização de maneira descomplicada, mostrando a importância de respeitar as próprias diferenças, entender os próprios sentimentos, e para isso é necessário que todos os envolvidos estejam atentos ao desenvolvimento das questões socioemocionais.

Segundo a BNCC aplicada atualmente, a escola deve fomentar essas competências, por meio do aperfeiçoamento das inteligências emocionais, por tanto é necessário que estimulemos a descoberta desta, por meio do comportamento e da interação com o outro.

A atividade objetivou contemplar essas ações de combate ao suicídio e a depressão, despertar para a importância da saúde mental e desenvolver habilidades socioemocionais em tempos atuais, diante a pandemia; construir nas crianças um desenvolvimento socioemocional mais efetivo, por meio de atividades que favoreçam o alunado, no sentido de entenderem a si próprios e o outro sem julgamento, dando espaço ao acolhimento.

Ações desenvolvidas pela escola:

– Promoção de palestras online sobre o assunto, com o intuito de mostrar os fatores de risco e ensinar aos professores e aos estudantes a identificarem em si e nos outros sintomas de que não está tudo bem e conscientizar de possíveis soluções para o problema, tais como: mudanças de hábitos, exercícios físicos, acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

– Construção de painéis com mensagens motivacionais com relatos que mudam pensamentos, canais e iniciativas de apoio – Você é o centro da sua vida com dicas de como reconectar consigo mesmo com dias ensolarados com 1º motivos para viver intensamente, filmes e músicas.

– Produção de um Ipê Amarelo com mensagens dispostas para que a comunidade escolar possa conhecer o projeto Setembro Amarelo com informações de acolhimento, canais de escuta especializada e mensagens motivacionais de incentivo a vida.

– Atividades realizadas pelos professores com alunos, tais como: produções textuais, desenhos; cartazes; indicação de atividades, jogos, músicas, filmes e canais de atendimento relacionados ao tema.

– Indicações de live – Vídeo com mensagens motivacionais, com a música da Kell Smith: Seja Gentil com você.

– Entrega de Lembrancinhas para o corpo docente, com viseira, balinhas com mensagens personalizadas com o tema, lacinho do setembro Amarelo e folder explicativo.

A Secretaria de Educação reforça que as ações do Setembro Amarelo devem permanecer em desenvolvimento durante todo o ano, para que possamos fomentar a importância de uma sociedade mais saudável em todos os sentidos e promover, assim, impactos positivos, sobretudo no processo educacional que envolve toda a Comunidade Escolar.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Céu Azul)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Céu Azul