PROJETO OLIMPÍADAS: EMEI MESSIAS LEITE LEÃO

O projeto realizado na Escola de Educação Infantil Messias Leite Leão (Vó Messias) consistiu em apresentar aos alunos os jogos Olímpicos, subdivido-o em temas como: História das Olimpíadas, símbolos olímpicos (Bandeira Olímpica, anéis olímpicos, tocha olímpica), Circuitos olímpicos com atividades físicas relacionadas à psicomotricidade e a história do Brasil nas Olimpíadas.

O projeto de Olimpíadas visou estabelecer relações entre os jogos que ocorrem na cidade de Tóquio de maneira transdisciplinar integrando as práticas esportivas, as artes, a história, a matemática, a diversidade de culturas e tantos outros aspectos conhecidos e apreendidos em uma Olimpíada. As atividades realizadas foram elaboradas por todos os professores da escola, e propostas para todos os períodos, de maneira que fosse acessível para todas as idades, adequando às habilidades de cada criança com suas especificidades.

Com a ideia de oferecer uma atividade interdisciplinar e agregar um tema muito importante para todos os países, que são as Olimpíadas, o tema foi trabalhado durante as aulas virtuais. Além de ser uma excelente forma de incentivar as práticas esportivas iremos mostrar algumas modalidades que participam das olimpíadas e os principais países.

Os objetivos da ação são: envolver os alunos em atividades saudáveis. Desenvolvendo o espírito esportivo e gosto pelo esporte; conhecer as variadas modalidades esportivas; valorizar o respeito à diversidade cultural e social; conhecer a história e a origem das olimpíadas; estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos e valorizar o espírito esportivo.

As atividades propostas foram realizadas, trabalhadas em casa com a família, devido à pandemia. O projeto promoveu autonomia das ações dos alunos incentivando a assistir os jogos e a participar das aulas remotas, incentivando as crianças a praticarem esportes, realizando as atividades de forma lúdica, criativa e divertida, junto com sua família e outros, inspiradas nas olimpíadas.

A criança apresenta um melhor desempenho nas brincadeiras e jogos, precisa escolher livremente com quem e do que irão brincar, identificando e revivendo as modalidades esportivas olímpicas através de atividades diferenciadas com as brincadeiras e as artes. A função do adulto nessas atividades é de observador, uma vez que não é ele quem configura a atividade, porém, promove relações entre brincar, competir, a interação, cooperação e a troca, nesse momento pode perceber como estão se dando as relações de sociabilidade quem consegue resolver sozinho seus desentendimentos, e a proposição de desafios inovadores despertando novos talentos e interesses por desafios e práticas de esportes.

Redação: Comunicação SME (Com informações da EMEI Messias Leite Leão)