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PROJETO AS BELEZAS DO CONTO E DA FÁBULA: CMEI PRÓ-SABER

As professoras do CMEI Pró-Saber, das turmas do Infantil 5 desenvolveram um Projeto que incentiva estudantes e familiares a mergulharem no mundo literário. Por meio do Conto e das Fábulas, a Instituição atingiu toda a Comunidade Escolar, mesmo que virtualmente. O Projeto ocorrerá durante todo o ano letivo, perpassando também pelos Cadernos de Atividades na Curadoria da SME.

Desde o começo do ano letivo, a Unidade Escolar tem trabalhado histórias, contos e vídeos literários com os estudantes, onde foi trabalhada a releitura, seja através de desenhos, colagens ou recortes. As famílias foram envolvidas nessa dinâmica e nesse momento tão importante para o processo educacional.

 

 Segue o relato da mãe do estudante João Victor:

 “Esse ano a escola está de parabéns pelo trabalho que vem realizando com as famílias, no ano passado eu achei tudo muito solto, agora tem realizado as atividades fazendo com que as crianças se sintam mais acolhidas, assim elas se sentem vontade de realizar suas tarefinhas o que facilita bastante o nosso trabalho! Parabéns Pro Saber!”

 

Esse projeto é de grande importância para que as crianças mergulhem em um novo mundo, para adquirirem novos conhecimentos, conhecerem novas culturas e explorarem a imaginação e também resgatar contos de fadas e fábulas que estão um pouco esquecidas. Nos contos vemos aflorar sutilmente uma fatia da vida real e na fábula podemos destacar o viés, a moral da história e a questão relacionada aos valores, é essa relação que faz despertar na criança e o interesse por esses estilos literários. Também acontece na criança sutilmente o interesse em sonhar.  A fantasia dos contos de fadas e a fábula são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

 A leitura é uma atividade que não deve estar presente apenas no ambiente escolar, mas dentro de casa também. Se o hábito da leitura começar a fazer parte da vida da criança desde os primeiros anos de vida, ela terá um grande ganho linguístico, criativo e também ganhará quanto aos aspectos sociais e cognitivos.

 

OBJETIVOS: 

– Ampliar e estimular o gosto pela leitura, além de ampliar o repertório cultural e aproximar os familiares da escola;

– Conhecer o estilo textual Fábula e Conto, dentro de suas peculiaridades;

– Aprender que a leitura também é um instrumento de aprendizagem e que trabalhada de uma forma prazerosa com instrumentos lúdicos, permite à criança explorar mundos diferentes aos em que ela vive, usando a imaginação para construir um mundo melhor, criar sonhos e acima de tudo, vivê-los;

– Melhorar o vocabulário, a expressão corporal e verbal, raciocínio lógico, etc;

– Estimular valores, princípios;

– Realizar leituras feitas pelos pais ou responsáveis junto com a criança;

– Levar crianças e famílias a refletirem sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos e fábulas;

– Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto pela leitura;

– Despertar criatividade e imaginação;

– Incentivar a oralidade, expressão corporal e raciocínio lógico;

– Dialogar com as crianças sobre os valores mostrados nas fábulas;

– Desenvolver a criatividade através de várias atividades como: desenho livre, colagens, pinturas, sucatas, dramatizações, etc;

– Analisar e estudar os livros infantis clássicos e modernos;

– Aprender valores;

– Desenvolver senso crítico;

– Dramatizar histórias através de expressões orais e dança;

– Realizar leituras visuais através de gravuras;

– Identificar títulos de histórias conhecidas;

– Compreender as mensagens que as fábulas transmitem;

– Incentivar as crianças a contarem histórias para os colegas;

– Possibilitar um momento onde às crianças possam expressar seus sentimentos.

 

Assim como um jogo ou uma brincadeira, ler um livro também pode ser divertido. Afinal, o hábito não pode ser associado a uma ideia de obrigação, pois isso faz com que a criança não encare a leitura como uma atividade prazerosa. Por isso a importância de apostar em maneiras lúdicas de apresentar as histórias para as crianças. Usar fantoches, instrumentos, fantasias e encenar personagens, por exemplo, são ótimas ideias para incentivá-los a entrar na brincadeira.

Quem se beneficiará com esse projeto? Toda a comunidade escolar e familiar, formando crianças e adultos com capacidade de pensamentos críticos e desenvolvidos socialmente, não apenas nessa fase da Educação Infantil, mas por toda uma vida acadêmica, profissional e por todas as áreas de suas vidas.

 

 

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Arquivo Institucional da CMEI Pró Saber