PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO

A importância da leitura é indiscutível quando o assunto em pauta é educação. Afinal, mesmo com o surgimento de tantas novidades tecnológicas a cada dia, os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e a formação de bons alunos.

O “gostar de ler” é algo mais característico do público infantil, o que reforça ainda mais a necessidade de estimular os momentos de leitura desde a infância. Dessa forma, desenvolve-se um maior domínio da linguagem, a criatividade e o potencial de concentração, habilidades essenciais para um aprendizado de qualidade e para a formação de alunos mais engajados com os estudos.

A Escola Municipal Monteiro Lobato desenvolveu um Projeto de incentivo à leitura, mesmo diante do contexto de Pandemia que nos direcionou ao Ensino Remoto.

Clique aqui e acesse o link da Contação de História realizada pela Professora Gabriela na Semana do Livro Infantil: https://youtu.be/jnCgN_K_JTo.

Em outro momento, os alunos realizaram releituras do livro “O menino que descobriu Brasília”, por meio da utilização dos Monumentos de Brasília como objeto de estudo e estimulação da criatividade.

É importante destacar outros pontos positivos que o exercício da leitura pode trazer para os estudantes de modo geral: habilidades de interpretação de texto; ampliação das capacidades cognitivas para compreensão de ideias e organização de linhas coerentes de pensamento; enriquecimento do vocabulário; desenvolvimento de uma visão crítica e capacidade de argumentação; aquisição de novos conhecimentos e visões de mundo diferenciadas; memorização de histórias, incluindo lugares descritos, personagens e situações.

As Unidades Escolares têm se empenhado em trabalhar a competência leitora dos estudantes mesmo diante de tantas dificuldades que a educação enfrenta todos os dias.

Educação em ação!

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Monteiro Lobato)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Monteiro Lobato