PROJETO MATEMÁTICA LÚDICA: ESCOLA MUNICIPAL AVELINO JOVE DE ABREU

Segundo Zatz Halaban (2006), brincar é essencial para a criança, pois é deste modo que ela descobre o mundo à sua volta e aprende a interagir com ele. O lúdico está sempre presente, o que quer que a criança esteja fazendo. Dessa forma o ensino de matemática tem sua importância na vida do educando, e bem antes de sua entrada nas instituições a criança já está em contato com a matemática, pelo simples fato de que ela está presente em muitas situações em nosso cotidiano.

A Escola Municipal Avelino Jove instituiu o Projeto Matemática Lúdica que objetiva trabalhar o Sistema Decimal  de forma diferenciada, uma vez que muitos alunos encaram a Matemática como um bicho de sete cabeças.

Dessa forma, com o objetivo de tornar a Matemática prazerosa é relevante utilizar a ludicidade, uma vez que o lúdico no ensino da Matemática, além de dinâmico, faz com que os alunos sintam maior prazer em aprender, pois eles se identificam bastante com as brincadeiras e jogos. Sendo assim, os jogos são utilizados como estratégia pedagógica para o ensino e aprendizagem de Sistema de Numeração Decimal e os demais conteúdos da Matemática.

Essa é mais uma experiência exitosa que enche a nossa Rede de orgulho e reafirma o papel de protagonismo do professor no processo de ensino e aprendizagem, no sentido de dar fomento à aprendizagem por meio de mecanismos diversos de compartilhamento do saber.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu