PROJETO CIRCUITO DA APRENDIZAGEM – APRENDENDO COM LUDICIDADE: ESCOLA MUNICIPAL ELVIS CAVALCANTE DE ANDRADE

O sucesso da aprendizagem está diretamente ligado às metodologias de ensino aplicadas por meio da ludicidade que é de suma importância nesse processo. A mente humana é um universo magnífico com gigantescas possibilidades de aquisição de conhecimento e fontes inesgotáveis de maneiras de aprender, porém muitas vezes faz-se necessário que alguns mecanismos sejam colocados em prática para trabalhar com entusiasmo e estímulos positivos como meios motivacionais para que as crianças despertem interesse e realizem as atividades com assiduidade e criem o hábito de estudos, com disciplina e resultados significativos no contexto escolar.
O projeto “Circuito da Aprendizagem – aprendendo com Ludicidade” foi criado com o intuito de alcançar, por intermédio de desafios (circuitos de atividades), o maior número de estudantes envolvidos na realização das atividades propostas pelos docentes da Escola Municipal Elvis Cavalcante de Andrade. Dentre os desafios trabalhados foi realizado os de Corpo em Movimento, Semana do Uso Consciente da Água e suas Utilidades, Páscoa, Alimentação Saudável, Leitura, Dia das Mães e o Desafio Arco-íris que denota a esperança de novas alianças e tempos melhores de mais alegria, amor e esperança.

As aulas no Ensino Remoto têm sido o grande desafio nesse momento de Pandemia, onde a acessibilidade, muitas vezes, não atende a comunidade de forma integral. Pensando em aprofundar as propostas dos docentes por intermédio dos planejamentos semanais, a Equipe Gestora entendeu que um projeto de intervenção seria de extrema relevância para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Em um contexto de implementação de Estratégias de Ensino, em decorrência do distanciamento social, faz-se necessária a parceria entre família e escola. Nesse sentido, o Projeto tem por objetivo principal realizar o acompanhamento pedagógico, quinzenalmente, por intermédio do aplicativo ZOMM em atendimento às turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Unidade de Ensino. A proposta visa buscar interação com os estudantes propiciando momentos de sociabilização, mesmo que de maneira virtual, e aprendizagens, com atividades motivacionais, leituras e introdução de conteúdo, trabalhando as competências e habilidades de acordo com a BNCC.
As aulas online diariamente não estaria dentro das possibilidades de atendimento à comunidade escolar, todavia, quinzenalmente, é possível a introdução de novos conteúdos, brincadeiras, socialização e interação, roda de conversa, debates, júri simulado, contação de histórias e os desafios que estão norteando todo o processo de ensino e aprendizagem e motivando os estudantes a superarem os obstáculos da virtualidade.
As aulas são diferenciadas e contam com o suporte da Equipe Pedagógica que acompanha todas as aulas ministradas e propõe desafios em forma de circuitos. Esses desafios são cumulativos e em cada bimestre, os estudantes são motivados a cumprir metas de aprendizagem. São realizadas premiações bimestrais para fomentar o incentivo e proporcionar mais resultados positivos.
Ao final do ano será sorteada uma bicicleta entre os alunos que atingirem 90% de aproveitamento nos desafios, atividades, acesso à Plataforma e preenchimento do material impresso.
Diante do atual contexto pandêmico, onde as dependências da escola física estão sem a sua força motriz, que são os estudantes e tendo em vista o comprometimento da saúde física e emocional que limitam o nosso cotidiano, o projeto proporciona um vínculo real com o ambiente escolar e reforça os laços que esperamos que o quanto antes possam ser estreitados novamente.
As ações no trabalho pedagógico precisam ser consolidadas de modo a envolver a criatividade e impulsionar de forma divertida e eficiente a aprendizagem que precisa ser prazerosa e jamais penosa. Ações como essas asseguram o crescimento da educação em nosso município e as grandes possibilidades que toda essa aprendizagem remota nos proporcionou. Voltaremos mais fortes e com sede de conhecimento.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Elvis Cavalcante de Andrade)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Elvis Cavalcante de Andrade