PROJETO GINCANA CULTURAL REMOTA JUNINA: ESCOLA MUNICIPAL ULISSES GUIMARÃES

A festa junina está entre as mais antigas tradições da cultura brasileira. Esta festa combina elementos culinários e culturais e por isso, é tida como tipicamente brasileira: resultado de várias misturas. Além de diversas brincadeiras também é conhecida por seus pratos típicos, decoração e vestimentas.

É um período que se estende até meados de agosto, trazendo diversos elementos lúdicos e um universo rico em cores, luzes, símbolos e tradições, sendo um dos temas mais divertidos para se trabalhar na escola. Devido à Pandemia essa aula foi realizada fora da escola, algo bastante diferente do costume.

A Escola Municipal Ulisses Guimarães no período do mês de junho trabalhou de maneira remota a Festa Junina com uma gincana bastante criativa, em que os professores enviaram as atividades extras como: desenhos, brincadeiras, receitas, caracterização entre outras. Cada aluno deveria realizar em casa enviando fotos, vídeos e áudios no cumprimento das tarefas. Os alunos que mais se destacaram receberam prêmios. Nas turmas do 1º ao 5°, dos professores Catarina, Eva, Natália, Giordana, Jeane, Clisiomar, Jaildo, Lena e Rojeane, os alunos realizaram as tarefas propostas durante a gincana, receberam um saquinho com doces durante a entrega dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem e foram presenteados pelos professores.

Para serem presenteados pela escola foram escolhidos os que mais se destacaram nas categorias: vídeo ensinando uma brincadeira junina, receita culinária junina e fantasia de matuto. Já para o 6° ao 9º ano a professora de artes Thaís de Oliveira Campos premiou seus alunos que também se destacaram na participação da gincana, a escola presenteou o 1°, 2° e 3° lugar nas categorias: Melhores desenhos com motivos juninos e fantasia caipira.

No dia 06/07 os alunos foram à escola para receber seus prêmios. A Secretaria Municipal parabeniza a Equipe EMUG e a Comunidade Escolar pela participação no projeto que promoveu alegria e aprendizado a todos.

Dentre os objetivos do Projeto, estão a promoção da integração entre estudantes e servidores, o desenvolvimento de valores éticos de respeito e cooperação; o desenvolvimento de interesses em atividades culturais; a oferta oportunidade de descontração, socialização e ampliação do conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisas e apresentações.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Ulisses Guimarães)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Ulisses Guimarães