PROJETO DE JOGOS PEDAGÓGICOS: ESCOLA MUNICIPAL ADEUVALDO BARBOSA ESPÍNDOLA

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, que ajuda as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos. O letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais consolidando a produção de gêneros textuais.
Com o intuito de inovar o processo de ensino em tempos pandêmicos, tendo em vista a importância da alfabetização para a formação integral do indivíduo, a Escola Municipal Adeuvaldo Barbosa Espíndola desenvolveu o Projeto de Jogos Pedagógicos com o intuito de fomentar as atividades do Ensino Remoto para a promoção da leitura e da escrita como ferramentas emancipadoras.
Diante do processo de alfabetização, foi possível perceber que alguns estudantes apresentaram dificuldades quanto à formação de palavras, leitura de frases e pequenos textos. Diante disso, a Coordenação Pedagógica, juntamente às professoras dos terceiros anos, elaborou alguns jogos de acordo com o nível dos estudantes, objetivando favorecer o desenvolvimento dos alunos de forma lúdica e interativa. Foi também produzida uma apostila com atividades extras de alfabetização para fomento da prática de escrita e leitura. Ressalta-se que a pareceria família e escola é de suma importância nesse momento que estamos vivendo. As famílias receberam o projeto com muito entusiasmo e gratos pela eficácia das práticas de estratégia desenvolvidas. Os estudantes apresentaram uma boa receptividade quanto ao material disponibilizado e deram uma devolutiva satisfatória quando à leitura das palavras.
A alfabetização é um pilar fundamental, ao longo da vida, para o desenvolvimento pleno dos indivíduos. Pessoas que têm um nível insuficiente de alfabetização ficam à margem da sociedade, possuem menos oportunidades, profissionais ou pessoais, e não têm acesso aos seus direitos.
A educação municipal não para! As ações estão sempre voltadas para o atendimento ao direito inviolável e constitucional da educação, que deve alcançar todos os lares e Unidades de Ensino para que tenhamos, assim, uma sociedade mais justa e igualitária. A educação se reinventa e faz nascer, no seio social, uma fagulha de esperança, diante de tempos tão difíceis.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Adeuvaldo Barbosa)
Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Adeulvado Barbosa