PROJETO CORDEL CONSCIENTE E SÃO JOÃO SEM DENGUE: ESCOLA MUNICIPAL MARCUS ANTÔNIO SALERNO

O Projeto São João sem Dengue teve o intuito de amenizar os diversos prejuízos causados pela Pandemia e trabalhou com os estudantes, a importância da prevenção, como um todo. Ainda que de forma virtual foi um momento de interação entre Equipe Gestora, professores, estudantes e toda a Comunidade Escolar. Os professores trabalharam leitura, escrita, produção de textos, dobraduras, fantoches, oralidade, edições de vídeos, confecção de diversos materiais concretos de forma interdisciplinar e lúdica, por meio dos recursos tecnológicos já utilizados na proposta do Ensino Remoto das escolas públicas de Valparaíso de Goiás. Dentre eles, a Plataforma Eaduc (disponibilizada pela Secretaria de Educação), bem como pelos grupos de WhatsApp (que se tornaram fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem).
O Projeto Cordel Consciente trabalhado pelo professor Tiago Pereira Lourenço Terto do 5º ano D, aborda o tema em todas as séries, independente do componente curricular e tem por objetivo trabalhar a divulgação da arte, tradições populares e identidades locais do Nordeste Brasileiro. A Cultura Nordestina é rica em inspirações para se fazer poemas, rimas, ilustrações em folhetos pendurados em cordas e, foi nesse segmento popular que se deu a ideia de “Cordel”. A temática Cordel alcançou resultados surpreendentes com o projeto que foi aplicado no mês de junho, dando a possibilidade de abordar também as populares festas juninas (uma comemoração exclusiva do nosso país).

AÇÕES EDUCATIVAS DOS PROJETOS:

– Abordar o tema em todas as séries/anos independente do componente curricular;
– Elaborar com os alunos, através de aulas virtuais, cartazes informativos;
– Confecção de dobraduras, fantoches, sucatas, maquetes;
– Produção de texto;
– Música com tema relacionado à dengue
– Exposição e explicação de placas informativas;
– Apresentação de poemas e paródias;
– Apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre o tema;
– Textos informativos sobre a dengue;

Os projetos escolares oportunizam ao estudante, independentemente do nível de ensino em que está matriculado, vivenciar de forma inovadora diversos aspectos do meio em que está inserido, sendo também uma forma de favorecer, além da interdisciplinaridade, a contextualização, aspectos de grande relevância na formação.

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Marcus Antônio Salerno