ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

Projeto: Jornal da Escola Mônica de Fátima

Com a pandemia e as aulas presenciais migrando para o formato remoto, todo o contato mais próximo com os alunos, o olhar, o afago, o abraço, foi substituído pela tela de um celular ou computador. No ano de 2020, esse primeiro contato entre professor e aluno ainda pode ser realizado de forma presencial, mas neste início de ano, com o aumento de casos, esse contato não foi possível. Assim, a ideia do projeto surgiu da necessidade dos professores se apresentarem para as turmas, uma vez que as aulas se manteriam de forma remota, não havendo possibilidade de ter um encontro presencial com os alunos, da mesma forma que ocorreu no ano anterior.

A professora Valdireny estava participando de um curso de formação de alfabetizadores e, no fórum de discussão, surgiu o tema “Como se apresentar para a turma nova em tempos de pandemia?” Várias ideias foram apresentadas no grupo, inclusive essa do jornal, que foi apresentada ao grupo da Escola Mônica de Fátima. A ideia foi aprovada por todos e já realizada na entrega do caderno de acolhida da Secretaria de Educação, juntamente a uma mensagem de boas-vindas e uma lembrancinha.

Nos jornais foram inseridos os dados dos professores e suas preferências para que as famílias conhecessem um pouco sobre o professor que estava assumindo a turma.  No caderno de acolhida, foram inseridos os jornais dos professores efetivos e, no 1º Caderno, foram inseridos os jornais dos professores de contrato que assumiram no final de março e início de abril.

Além disso, vimos, no jornal, a possibilidade de divulgar o trabalho desenvolvido pela equipe da escola. Como as escolas estão sem aulas presenciais, a visão que muitos tem do trabalho pedagógico é muito limitada, pois de forma remota, com o acesso limitado à internet por parte de muitas famílias, os projetos que antes movimentavam as escolas foram interrompidos. Entretanto, a equipe assumiu o compromisso de realizar ações de recuperação da aprendizagem dos alunos de modo a mitigar os impactos da pandemia no processo de alfabetização e letramento.

A escola vem realizando um processo de acolhimento das famílias e servidores de modo a trabalhar o emocional tanto das famílias (pais e alunos) quanto dos servidores, dada a instabilidade emocional devido às perdas de entes queridos, causadas pela Covid-19.

OBJETIVOS:

  • Como se apresentar para a turma nova em tempos de pandemia se não teremos a chance de conhecer pessoalmente nossos alunos no início do ano?
  • Divulgar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pela equipe Mônica de Fátima no processo de recuperação da aprendizagem, prejudicada pela migração das aulas presenciais para o ensino remoto.

EXECUÇÃO:

Foram apresentadas as imagens abaixo, encontradas no site: www.criarrecriarensinar.com/2021/01/volta-as-aulas-apresentacao-da.html

Os professores preencheram com suas informações e foto, apresentando-se, descrevendo suas preferências, como forma de criar estratégias para estreitar os laços afetivos e de aproximação da comunidade escolar com os membros da escola, através do professor regente da turma.

Um vídeo com a apresentação da equipe de servidores da escola também foi realizado e está em fase de complementação com a chegada dos professores de contrato.

 

Para os anexos, clique nos links abaixo:

 

Versão PDF

Versão Editável