PROJETO: SEMANA DO RESGATE VIRTUAL DE ALUNOS 2°ANO – ESCOLA MUNICIPAL VALPARAÍSO II

O ano de 2020 foi atípico de várias formas. O surto de COVID-19 abalou todo o mundo, e uma forte consequência, sem dúvidas, foi a evasão escolar na pandemia, que infelizmente deve trazer impactos para além do ano citado. De acordo com um levantamento do Datafolha, 4 milhões de alunos entre 6 e 34 anos abandonaram a escola, o que representa 8,4% dos estudantes nessa faixa etária. O percentual não parece tão grande, mas quando consideramos que apenas 43,6 milhões de alunos voltarão às aulas, comparados aos 47,6 milhões que estavam matriculados, o impacto se mostra ainda maior.

A Escola Municipal Valparaíso II observou que muitos alunos não estavam participando das atividades virtuais. Para tanto, até que se possa retornar para as salas de aula com segurança, os estudantes foram encorajados a não desistirem dos estudos.

Infelizmente, os alunos ainda não podem retornar presencialmente, mas a escola está conectada por meio dos ambientes virtuais. A importância de estudar não mudou por conta da Pandemia. Devido a esse momento de incertezas devemos nos lembrar sempre da importância da escola em nossas vidas.

Os alunos foram incentivados a gravar vídeos de incentivo aos colegas de sala para que continuem a estudar e aos que não estão estudando que não desistam dos estudos, dos seus sonhos e do seu futuro.

O Projeto objetivou acolher os colegas que estão desmotivados a estudar e estimular a construção de histórias de conquistas por meio do poder transformador da educação.

Redação: Comunicação SME