ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

Projeto: Musicalização no Revitalizando

Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia. Com muita dedicação e comprometimento, os professores têm se reinventado na tarefa de multiplicar os saberes. A música, sendo um elemento indispensável ao desenvolvimento humano, não poderia deixar de protagonizar o seu espaço.

O professor Fernando Assumpção Mesquita do Projeto Revitalizando tem elaborado um conceito de ensino que se pauta na contribuição para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da autoestima, da concentração, atenção, do respeito ao próximo, assim como para um melhor desenvolvimento da consciência corporal, da movimentação e do equilíbrio.

Segundo ele, “ouvir música não é apenas um passatempo ou uma medida para acalmar e relaxar. Ouvir música pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física. A música proporciona um incontestável auxílio para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e no convívio social. É capaz de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pois ela chama atenção das crianças, promovendo um ambiente escolar mais agradável”.

Através de atividades com instrumentos musicais, com audição e canto, o professor trabalha os mais variados aspectos de aprendizagem dos estudantes, estimulando a prática instrumental, o desenvolvimento ritmo, proporcionando momentos de aprendizado, de descobertas e, principalmente, de grande alegria, sentimento de pertencimento e a autoconfiança.

Durante esse período de pandemia, o professor buscou atender os alunos com projetos executados através de vídeos, áudios, vídeos-chamadas e participando com atividades nos cadernos impressos.

Um destaque de atuação é o Projeto “Desafio dos instrumentos”, onde ele gravou oito vídeos, tocando oito instrumentos diferentes, desafiando os alunos a enviarem vídeos dizendo qual o instrumento que o professor estava tocando. Foi um sucesso! Vários estudantes participaram e o projeto atingiu também suas famílias, pois muitos participaram dos vídeos das maneiras mais diversas possíveis, seja ajudando na filmagem, na revelação do instrumento ou mesmo através do canto.

Experiências como essas reforçam que estamos no caminho certo e que a educação de Valparaíso conta com profissionais exímios, apaixonados pela perspectiva de formar cidadãos, com vistas a uma sociedade melhor.

 

 

Redação: Comunicação da SME (Com contribuições do Professor Fernando Assumpção Mesquita)

Fotografia: Print tirado de vídeos enviados pelo Professor Fernando Assumpção Mesquita