PROJETO AMIGO LIVRO E REAGRUPAMENTO VIRTUAL: ESCOLA MUNICIPAL MADRE PAULINA

A leitura oportuniza ao homem conhecimentos necessários aos dias atuais e em seu futuro, assim como influencia em seu desenvolvimento tornando-o capaz de ler o mundo que o cerca.

O homem tem cada vez mais buscado expressar-se de modo a fazer-se entendido e compreendido pelos demais, buscando transformar o meio em que vive contribuindo para uma sociedade melhor.

Uma leitura adequada reflete-se em novas conquistas e uma escrita relevante para um país de futuros leitores que buscam cada vez mais argumentar e vislumbrar um futuro melhor para seu contexto social.

A criança que faz uma leitura adequada não apenas do livro, mas do contexto à sua volta, amplia seu vocabulário, refletindo em uma boa escrita assim como sua capacidade de argumentar.

Observando as dificuldades que alunos vêm apresentando na leitura e escrita, se faz necessário incentivar e cultivar o gosto pela leitura. Considerando a importância do ato de ler se faz necessário fomentar o hábito da leitura em sala de aula virtual e no âmbito escolar buscando amenizar as deficiências apresentadas pelos alunos para que possam expressar, comunicar e entender o mundo que os cercam.

Nesse sentido a criança que é estimulada a ler, sente-se mais segura quanto à sua forma de expressão.

Partindo da realidade da sala de aula virtual e do contexto escolar vivenciando no momento pandêmico acredita-se ser importante trabalhar com os alunos uma leitura prazerosa para auxiliá-los em sua formação enquanto indivíduos que leem, escrevem com intuito de expressar-se e entender o mundo que o cerca.

O projeto visa auxiliar na formação de futuros leitores que terão papeis importantes na comunidade que vivem, como também desenvolver uma boa escrita para que os mesmos possam se comunicar e se fazer compreendidos em seu meio social.

O Projeto objetiva incentivar a leitura buscando proporcionar aos alunos uma relação entre o mundo da leitura e o seu visando novas descobertas na área da leitura e escrita, estimular o gosto pela leitura, promover momentos de contar/ouvir histórias através de vídeos ou áudios gravados pelos alunos, desenvolver o potencial criativo dos alunos, recontar histórias, produzir histórias; Promover passeios, conhecer diferentes tipos de linguagens (verbais e não-verbais), proporcionar momentos de manuseio de livros, identificar personagens e criar novos personagens, cuidar dos livros, desenvolver interesse por diferentes textos, ilustrar livros lidos, ler e interpretar diversos tipos de texto, realizar empréstimos de livros, ouvir músicas / histórias em áudiobook e preencher a ficha literária.

Durante todo o ano letivo de 2021 os alunos terão contato direto e indispensável aos livros, levando-os para casa.

Será entregue pela professora livros literários para que os alunos possam levá-los para casa e lê-los com sua família possibilitando um aprendizado agradável e prazeroso, bem como será enviado aos alunos via WhatsApp livros da Biblioteca Virtual ou áudiobook para que os mesmos possam ter contato e apreciar outros tipos de linguagem conhecendo novos contextos sociais.

Serão disponibilizados aos alunos uma diversidade de livros e gêneros literários para a realização de sua leitura.

Ocorrerá escrita de recontos pelos alunos dos livros lidos ou das histórias ouvidas para que todos tenham o prazer de conhecer e fazer parte da história.

REAGRUPAMENTO VIRTUAL

As professoras do 2º ano da Escola Municipal Madre Paulina, Vanessa Lima 2ºA, Maristela Barbosa dos Santos 2ºB e Fabiane Cristina Duarte da Silva Azevedo 2ºC, após a Avaliação Diagnóstica orientada pela Secretaria de Educação, constataram que os alunos estão com déficit elevado na aprendizagem. Os alunos estão em sua maioria no Nível Pré-Silábico e Silábico. Muitos com dificuldade para reconhecerem as letras do alfabeto e os números de 0 a 9.

Decidiu-se em reunião virtual, que acontece semanalmente, traçar uma linha alternativa de ensino, visto que o Caderno de Atividades não contempla a necessidade desses alunos. Os alunos serão reagrupados de acordo com a necessidade de aprendizagem correspondente ao nível de leitura e escrita.

O grupo será mantido para compartilhamento das informações e envio das questões do Caderno de Atividades que é enviado diariamente ao aluno. Uma linha de transmissão será criada para envio das atividades diversificadas, sendo os alunos subdivididos nos grupos Pré-Silábico, Silábico/Silábico-Alfabético e Alfabético.

Outra proposta é trabalhar o livro didático apenas com os alunos que se encontram no nível Alfabético, visto que eles têm autonomia para realizar as atividades e assim desenvolver a leitura e interpretação de texto. Inicialmente os demais alunos terão o foco apenas no desenvolvimento de suas necessidades e na realização do Caderno de Atividades. Acredita-se que o livro didático não seja no momento uma da melhor proposta para os alunos que apresentam extrema dificuldade de leitura e alguns, inclusive nem reconhecem as letras do alfabeto, sendo inserido gradativamente.

As atividades serão enviadas diariamente no grupo e na linha de transmissão. As professoras acreditam que essa proposta de ensino irá contribuir muito para a aprendizagem dos alunos e isso se reflete também na angústia apresentada pela maioria dos pais, que informaram a dificuldade que estão tendo em realizar as tarefas do Caderno de Atividades. A pretensão é complementar o Caderno de Atividades às tarefas que irão ajudar o aluno no seu desenvolvimento em leitura, escrita e matemática.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Madre Paulina)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Madre Paulina