PROJETO DE LEITURA “VIAJAR SEM SAIR DE CASA EM TEMPOS DE PANDEMIA”: ESCOLA MUNICIPAL AVELINO JOVE DE ABREU

A Escola Municipal Avelino Jove de Abreu com o intuito de aproximar seus alunos da 2ª fase à leitura, ainda que seja de forma virtual, preparou e desenvolveu um projeto de Leitura voltado para a prática ativa da leitura, interpretação e interação entre alunos e professores.

O projeto foi direcionado para a atenção e incentivo à leitura como mais uma ferramenta para manter o aluno próximo aos livros mesmo estando em casa. Há quem questione a efetividade de uma mediação de leitura que seja feita através de uma tela de celular, no entanto, o projeto tem funcionado bem desde que assim foi instituído.

Durante a semana a professora de apoio pedagógico, Roseneide, juntamente com a professora Regente de Língua Portuguesa, Maria Aparecida, se comunica com os alunos por meio de grupos de leitura criados somente com esse objetivo no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Neste espaço, são propostos os textos, que são disponibilizados por meio de mensagens motivadoras, alegres, vídeos curtos, para que, os alunos entendam o momento como algo prazeroso e que vai apenas acrescentar e nunca entediar, haja vista a leitura para alguns, ser algo cansativo.

Os textos escolhidos são fruto de pesquisa relacionada aos Gêneros textuais estudados em cada turma/ano. A partir disso, os textos são compartilhados pela professora de apoio, que concede um tempo razoável para a leitura e apreciação, levando em conta as possíveis dificuldades de aceso que cada estudante possa apresentar.

Há desafios esperados, mas que têm sido superados com paciência e insistência, pois nessas condições remotas, mediar a leitura é saber introduzir o texto, inquirir sobre ele, montar imagens mentais sobre o que foi dito, conversar sobre o conteúdo dele, sem ser prolixo ou invasivo.

Tudo isso é diferente e requer um aprendizado novo para o aluno, bem como para o educador. Se os benefícios da leitura já são conhecidos, eles se intensificam em uma situação adversa como esta em que estamos vivendo, em que o distanciamento se faz necessário.

O Projeto de leitura da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu foi preparado para desenvolver ações de leitura entre os estudantes e suas famílias, pois ele apresenta atividades em que ambos poderão dar suas contribuições. Até então, algumas atividades já foram propostas, aceitas e realizadas pela maioria.

As experiências vividas estão sendo arquivadas para serem, mais adiante, apreciadas e farão parte de um acervo da escola. O projeto e suas ações fazem parte da Intervenção Pedagógica prevista para o ano letivo de 2021. O Projeto teve início em março do corrente ano e se estenderá durante todo o período em que a escola estiver virtual.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu)