PROJETO SETEMBRO AMARELO: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA EUNICE DE SOUZA MACHADO SILVA

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

No primeiro dia do mês de setembro foi iniciado o processo de conscientização acerca do que é o mês de Setembro Amarelo e o porquê dele existir, por meio de postagens feitas nos grupos de WhatsApp das turmas da Escola Municipal Professora Maria Eunice do Nascimento Paiva. No dia 10 do mesmo mês, a Unidade Escolar realizou uma postagem na Plataforma EADUC, informando acerca do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e com a letra de uma música, em Inglês, que fala sobre permitir que as pessoas fiquem embaixo do seu guarda-chuva, em dias de tempestade. Foi fomentado ainda, um debate com os alunos, que analisaram a letra da música e disseram o que acham da mesma sobre o tema “Prevenção ao Suicídio” e o que significa permitir que alguém fique embaixo do seu guarda-chuva, em dias de tempestade. O debate ocorreu entre os dias 13 e 14 por meio dos grupos de WhatsApp e pelas aulas ao vivo via MEET.

Os alunos confeccionaram desenhos, frases, poemas e/ou músicas de acordo com o tema: “you can stand under my umbrella”, explicando de fato o que isso significa pra eles, após a aula.

No dia 21, os alunos tiveram a oportunidade de desabafar, podendo colocar em prática o tema do projeto e podendo contar aos colegas acerca de suas experiências vividas, caso já tenham passado pelo mesmo problema e como fizeram para superar. A Orientadora Marileia Rodrigues esteve presente para também aconselhar os alunos, assim como a professora Stéfany, responsável pelo projeto.

No dia 23, o psicólogo Cleber Felix promoveu uma Live, através do canal do YouTube da escola, onde falou sobre depressão, a importância de pedir ajuda e onde poderá, também, aconselhar os alunos que fizeram seus desabafos no Google Forms. A culminância do projeto se dará por meio de um vídeo, com os materiais publicados pelos alunos.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Professora Eunice de Souza Machado Silva)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Professora Maria Eunice do Nascimento Paiva