ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

PROJETO “MINHA FAMÍLIA É SHOW”: EMEI MUNDO MÁGICO

Ao longo do processo de aprendizagem, as crianças passam por diversas fases, visto que o desenvolvimento acontece o tempo inteiro de forma integral ao longo da vida, principalmente, em uma relação na qual se possibilita saberes por meio de experiências as quais entramos em contato. Por essa razão, a educação — vista como um processo de desenvolvimento — permeia todos os meios em que a criança convive.

Quando levamos em consideração que muitas crianças reproduzem na escola as atitudes que presenciaram em casa ou compartilham em casa o conhecimento adquirido na escola, é fundamental que a família e a escola andem de mãos dadas, para assim, promover uma educação de maior qualidade.

Essa integração entre família e escola é um processo em que todos saem ganhando. A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral. A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.

Para estimular essa relação de extrema importância, a EMEI Mundo Mágico desenvolveu o Projeto “Minha família é show”, com atividades voltadas para o tema “Família na escola”, que estimulam reflexões sobre a prática e incentivam ações em conjunto das escolas com os familiares.

Ações de incentivo:

– Elaboração de um vídeo sobre as Regiões Brasileiras e suas riquezas culturais com foco na culinária, festa dos estados (em Brasília) e respeito à diversidade cultural. Após a visualização do vídeo, cada professora faz uma explanação e intervenções de acordo com a realidade de cada família para sugerir as atividades.

– Preparação de um prato típico referente ao Estado de origem da família;

– Pintura da bandeira do Estado de origem da família;

– Desenho ou colagem sobre a riqueza cultural do nosso país;

– Deixou-se também um espaço para que a família possa desenvolver outras atividades de acordo com a diversidade cultural.

Clique aqui e assista o vídeo no YOUTUBE, acerca das Regiões do Brasil – Festa dos Estados: https://youtu.be/7YWuqZH4jFs

A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral. Ações como essas remontam que a educação de Valparaíso está no caminho certo e que mesmo diante do cenário pandêmico, as Escolas dão um show de criatividade para que o processo de ensino e aprendizagem dos alunos esteja em constante desenvolvimento.

Redação: Comunicação SME (Com informações da EMEI Mundo Mágico)