PROJETO OLIMPÍADAS: ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MESSIAS LEITE LEÃO (VÓ MESSIAS)

O projeto realizado na Escola de Educação Infantil Messias Leite Leão (Vó Messias) durante o mês de julho de 2021, consistiu em apresentar aos alunos os jogos Olímpicos, subdivido-o em temas como: História das Olimpíadas, símbolos olímpicos (Bandeira Olímpica, anéis olímpicos, tocha olímpica), Circuitos olímpicos com atividades físicas relacionadas à psicomotricidade e a história do Brasil nas Olimpíadas.
O projeto de Olimpíadas visa estabelecer relações entre os jogos que ocorrem na cidade de Tóquio de maneira transdisciplinar integrando as práticas esportivas, as artes, a história, a matemática, a diversidade de culturas e tantos outros aspectos conhecidos e apreendidos em uma Olimpíada.
As atividades realizadas foram elaboradas por todos os professores da escola, e propostas para todos os períodos, de maneira que fosse acessível para todas as idades adequando às habilidades de cada criança com suas especificidades.

Com a ideia de oferecer uma atividade interdisciplinar e agregar um tema muito importante para todos os países, que são as Olimpíadas. Surgiu a ideia de trabalhar este tema em nossas aulas virtuais “Os Jogos Olímpicos”. Além de ser uma excelente forma de incentivar as práticas esportivas iremos mostrar algumas modalidades que participam das Olimpíadas e os principais países.

O objetivo geral do projeto foi envolver os alunos em atividades saudáveis. Desenvolvendo o espírito esportivo e gosto pelo esporte, bem como objetivos específicos, conhecer as variadas modalidades esportivas; valorizar o respeito à diversidade cultural e social; conhecer a história e a origem das olimpíadas; estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos; valorizar o espírito esportivo.

Acompanhar os Jogos Olímpicos nunca foi tarefa das mais simples, devido ao grande número de modalidades esportivas, como também se adaptar ao fuso horário que é desafiador. Então os professores propuseram aos estudantes que desenhassem a Bandeira Olímpica, confeccionassem uma tocha e desenvolvessem brincadeiras esportivas, de acordo com as sugestões oferecidas ou usem sua criatividade (contando com a ajuda de um familiar). Sendo assim, o estudante exercitou a sua psicomotricidade, ou seja, melhorando os movimentos do corpo, a noção de espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal de Educação Infantil Messias Leite Leão – Vó Messias)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal de Educação Infantil Messias Leite Leão (Vó Messias)