PROJETO CARTEIRA DE MOTORISTA INFANTIL: ESCOLA COMUNITÁRIA PARAÍSO DOS SONHOS

Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito

Desde 2014, ano de lançamento do Movimento, o OBSERVATÓRIO prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no nosso país, mas em todo mundo. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas já abordados desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado.

NA 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela ONU/OMS, realizada na Suécia, em fevereiro do ano passado, eles atualizaram o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo. O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo OBSERVATÓRIO, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.

Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio. Por isso, é tão importante que o engajamento continue, mesmo nesse ano, quando as ações deverão ficar dentro do ambiente virtual. Por isso, é tão fundamental angariar mais parceiros para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos nós estaremos em risco.

A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo trouxe a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade. Nessa perspectiva, a Escola Comunitária Paraíso dos Sonhos realizou o Projeto: Carteira de Motorista Infantil e possibilitou a reflexão acerca desse tema tao importante para a sociedade. As crianças aprenderam de forma lúdica e certamente irão reproduzir o conhecimento em suas vivências.

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Comunitária Paraíso dos Sonhos