PROJETO “FESTAS JUNINAS E SUAS COMIDAS TÍPICAS, CULTURA ARTÍSTICA E TRADICIONALISMO”: ESCOLA MUNICIPAL CAIC – TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

O projeto desenvolvido pela Professora Maria José, da turma 2º ano A, se iniciou no mês de junho com a temática “Festas juninas e suas comidas típicas,  cultura artística e tradicionalismo”. A primeira semana foi  para apreciação das parlendas  e cantigas, posteriormente os desafios juninos. Para cada dia, um desafio diferente, como pintar um bigode, sapatos trocados, marcas de beijinhos no rosto, cabelo maluco, dentre outros.  Todos os desafios são registrados pela família e enviados à professora para a confecção do vídeo da turma. Trabalhou-se o gênero literário Receita, com desafios de comidas típicas como pipoca, amendoim, bolo de fubá, que foram, igualmente, registrados por meio de fotografia.

Para a culminância, ao som de “mas o sanfoneiro só tocava isso”, um vídeo intitulado “Os caipiras” registrou as fotografias ao longo do mês junino, contendo os desafios e pratos típicos. O vídeo encerrou o semestre letivo com uma mensagem de alegria mesmo em tempos tão difíceis, onde se vislumbram recomeços! Viva a escola!

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal CAIC – Tancredo de Almeida Neves