Projeto de Contação de Histórias: Escola Municipal Professora Maria do Nascimento Paiva

Em meio a tantas incertezas que a Pandemia da Covid-19 trouxe, a educação tem sido um caminho próspero que conduzirá a humanidade ao progresso, a tempos tão almejados. Os livros são poderosos aliados para a nossa saúde mental e felicidade, principalmente, nesses momentos mais difíceis, uma vez que o hábito da leitura ajuda a avaliar novas perspectivas ou respostas, o que funciona inclusive como um alívio, pois nos permite desbravar os desafios enfrentados pelos personagens nas narrativas.

A Contação de Histórias desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções, como medo e angústias, ajudando os estudantes a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas.
O Projeto surgiu da necessidade de levar a Literatura e a sua magia para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com as escolas fechadas, pensou-se em algo que pudesse ser enviado pelas redes sociais. A Escola Municipal Maria do Nascimento Paiva fica em uma comunidade sem grandes recursos, porém, por meio da formação de grupos de WhatsApp, que inicialmente tinha o objetivo de viabilizar a comunicação e dar acesso às atividades escolares, por intermédio dos professores, direção e coordenação, contemplou-se a perspectiva de utilizar a ferramenta para contar histórias para os alunos.

O Projeto de Contação de Histórias objetiva selecionar histórias da Literatura Infantil Clássica e Moderna para contá-las de forma lúdica, utilizando cenários diversos e recursos visuais para que as narrativas cheguem aos alunos e promovam a tão poderosa transformação que os livros proporcionam.
Para tanto, cada professor incumbiu-se da missão de elaborar atividades que envolvessem a história contada, englobando desde o processo de alfabetização até recontos mais elaborados, passando por ilustrações, conceitos de Geografia, História, Matemática e tudo o que pudesse ser extraído da história original.
A Escola desenvolveu a metodologia de filmar a Contação e editar um vídeo que foi postado no recém-criado Canal do YouTube, para inserir o material e compartilhar o vídeo por meio do aplicativo WhatsApp.

A ideia é da professora Débora Iglesias, que também é escritora, tendo o livro infantil “O Pinheirinho” já publicado. Ela é Membro Titular e uma das Fundadoras da Academia Valparaisense de Letras – AVL e, atualmente, como servidora municipal, desenvolve o trabalho de Coordenadora na Escola Municipal Professora Maria do Nascimento Paiva.
Conhecendo a obra dos demais Imortais da Academia, Débora deu vida à primeira historinha, contando “A Galinha de Coração”, livro do escritor e também Membro da AVL, Michael Duarte. A história fala sobre um garotinho, o Miguelzinho, que precisou lidar com diversas emoções durante uma pandemia como esta que vivemos devido à Covid-19. Miguelzinho contou com a ajuda da sua amiga, a Galinha de Coração, para viver tudo isso.
A professora Débora, esmera Contadora de Histórias, realizou o trabalho de Contação e convidou o escritor para uma entrevista, que abriu diversos outros leques de atividades possíveis com os estudantes. Inúmeras atividades surgiram após a ação: desenhos, recontos orais e escritos, atividades diversas.

A escola desenvolve um trabalho sério no que se refere, em especial, à Literatura. Para incentivar os alunos, a Diretora Claudia Maria Bandeira, organizou, ainda, uma arrecadação de livros literários, que são distribuídos mensalmente junto aos cadernos de apoio à aprendizagem da Secretaria de Educação. Dessa forma, a leitura é incentivada e elas levam um pouco mais da escola para cada aluno. A ideia do projeto é continuar contando histórias em vídeos, trazendo os escritores da AVL e também da Literatura Clássica e Moderna para esse trabalho. Todos os professores da escola são incentivados a contar histórias e, com vistas a esse fomento, será realizada formação de Contação de Histórias para toda a equipe.
A próxima história já está no forno, o livro que ainda não foi publicado, se chama “Xô, tédio!” e é da própria Débora Iglesias. Enquanto isso, corra lá no canal da escola e se inscreva, ative o sininho para receber as notificações e assista a Galinha de Coração.

Clique aqui e acesse o link: https://youtu.be/v5VSOaYNk9A

Redação: Comunicação da SME (Com informações da Professora e idealizadora do Projeto, Débora Iglesias)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Maria do Nascimento Paiva