PROJETO EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BUENO AZEVEDO

A Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo identificou a existência de um número significativo de estudantes com dificuldade nos aspectos relativos à leitura, bem como reconhecimento de letras, sílabas e formação das palavras. Por meio de levantamento e investigação, realizados na Unidade Escolar, por intermédio dos docentes, constatou-se a necessidade de se realizar um atendimento individualizado, tendo como base primordial a autorização das famílias, seguindo as orientações dos Órgãos Sanitários, tendo em vista a situação que envolve o Ensino Remoto.
Uma vez que foi identificada a necessidade de atender alguns estudantes em suas particularidades, dando uma atenção maior para o processo de aprendizagem, a Educação Inclusiva se faz necessária, visando atender à legislação vigente, ainda que estejamos em um período atípico que envolve uma Pandemia de ordem global.
Os docentes, juntamente à equipe de Analistas de Gestão Educacional – AGE, têm auxiliado as crianças no processo de ensino e aprendizagem, por meio de um cronograma prévio de atendimento, para identificação dos focos de bloqueio na aprendizagem dos alunos, objetivando a melhora no desempenho das atividades afetas ao segmento de inserção dos estudantes.
O Ensino Remoto, sem dúvida, afasta-nos do contato físico da escola e nos faz sentir saudades da interação na presença do calor humano das relações sociais e educacionais, mas também nos abre caminhos para novas estratégias e nos faz enxergar focos específicos de barreiras que antes não víamos devido à dinâmica do processo presencial. É importante, sempre, olharmos para as novas circunstâncias de vida com olhos de esperança, de construção e de aprendizado.
A Educação toma forma nas ações pontuais que os educadores, junto às famílias, ressignificam na busca incessante de um ensino de qualidade e promissor.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Antônio Bueno Azevedo)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Antônio Bueno Azevedo