PROJETO PLATAFORMA RUMO AOS 100%: ESCOLA MUNICIPAL CORA CORALINA

Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.
A Escola Municipal Cora Coralina não utiliza mais os Cadernos de Apoio à Aprendizagem. O motivo? Quase todos os alunos da Unidade Escolar acessam a Plataforma de Ensino EADUC. O trabalho ressalta e reforça a importância das aulas síncronas, para que o contato entre professor e aluno seja priorizado e o processo de ensino e aprendizagem possa ocorrer com fluidez e eficácia.
Mesmo com os avanços tecnológicos e de inteligência artificial que observamos nos últimos anos, a pandemia reforçou o papel docente na aprendizagem e, consequentemente, na sociedade. A tecnologia não substitui o contato pessoal e a interação entre os estudantes, nem os professores.
A iniciativa vai à consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação que prevê a importância do uso da Plataforma como ferramenta que mais aproxima o contato e interação, promovidos no espaço presencial. Ainda que à distância, a ferramenta possibilita a interação e a devolutiva em tempo real de atividades e informações.
É sabido que algumas famílias ainda não dispõem do acesso à internet e todas as vantagens que ela pode trazer, sobretudo, neste processo educacional novo que vivemos, por isso mantém o recurso do caderno físico para esses alunos, na expectativa de que políticas públicas possam aproximar todos os alunos dessa realidade.
No entanto, ao fim da jornada remota, os estudantes terão uma experiência com ações concretas, relacionadas à inclusão digital, algo até então, fora da realidade vivenciada no ensino presencial.

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Cora Coralina