Você está aqui:Página Inicial > Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional

CRAS Céu das Artes

Coordenador: Cleber Figueredo Pinheiro
Endereço: Área Especial Etapa C, ao lado do CEDDIM
Telefone: 61 3627-0680
E-mail: ceu.cras.valparaiso@gmail.com
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h

Competências

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.


Os Centros de Referência de Assistência Social são a porta de entrada para o cidadão acessar seus direitos socioassistenciais. Seu foco de atuação é a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida dentro do território em que está sediado.


Cabe ao CRAS desenvolver e articular ações para a Proteção Social Básica, ou seja, prevenção de situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e acesso a direitos e pelo fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos, busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência.


Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando à prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade.


Também existe o Serviço no domicilio para pessoas com deficiência ou idosos que não tenham condições de buscar pelos serviços no CRAS ou na sua comunidade, que garante acesso aos Direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos.


No caso de famílias em acompanhamento, o CRAS realiza plano de acompanhamento familiar que constitui em planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissionais (psicólogo e assistente social) do CRAS para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos. Através das ações particularizadas ou em grupos com famílias usuárias dos benefícios da Assistência Social, é discutido temas que contribuem com a família e com o fortalecimento de vínculos.


Outras ações do CRAS na comunidade tem o objetivo de estimular a convivência comunitária, divulgação do acesso aos direitos e a participação da comunidade na construção da vida pública do seu território.


Quais as ações que compõem o CRAS?

Podem ser de caráter individual ou coletivo. 

Acolhida;

Oficinas com famílias;

Ações comunitárias;

Ações particularizadas;

Encaminhamentos.


Como ter acesso às ações do CRAS?

Por procura espontânea; 

Por busca ativa;

Por encaminhamento da rede socioassistencial;

Por encaminhamento das demais políticas públicas.


Serviços e Programas de Proteção Social Básica Ofertado nos CRAS

Acolhimento Social

Acolhimento Psicossocial

Programa de Atenção Integral à Família - PAIF

Programa de Atenção Integral ao Idoso 

Programa socioeducativo para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos

Programa socioeducativo para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos

Programas de Transferência de Renda para famílias ou pessoas de baixa renda: Bolsa Família, Renda Cidadã e BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos e deficientes.

Encaminhamentos para Cursos e oficinas de capacitações.

Serviço gratuito de solicitação de 2ª. via de Certidão de Nascimento, para pessoas referenciadas nos CRAS.


PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família

O principal serviço ofertado pelo CRAS e Centros Comunitários é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Este é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.


O CRAS acionam os seguintes direitos:

Serviços: Socioeducativos, sociocomunitários, fortalecimento de vínculos e crescimento pessoal. 

Espaço Amigo

Oficinas de Convivência

Reuniões socioeducativas

Grupos de Apoio


Benefícios:

Bolsa Família

Renda Cidadã

Renda Cidadã Idoso

BPC - Benefício de Prestação Continuada

Benefícios emergenciais ou eventuais

Desenvolvido por