PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA “CADA CONTO AUMENTA UM PONTO” – CMEI PROFESSORA IVANILZA OLIVEIRA DA SILVA

O Projeto de Incentivo à Leitura “Cada conto aumenta um ponto…” tem por objetivo promover o hábito de leitura desde a primeira infância. Além de desenvolver habilidades pertinentes ao público-alvo (Educação Infantil) mencionadas na BNCC. O projeto atendeu a todas as faixas etárias do CMEI e ocorreu no período de 26 de julho a 30 de julho do corrente ano, semana de acolhida dos alunos e servidores em virtude do retorno do recesso escolar. É valido ressaltar que foram utilizados textos de diversos gêneros aliados aos desafios referentes à temática abordada no dia.

Cronograma com as respectivas atividades realizadas:

Na abertura do Projeto foi realizada a contação de histórias e musicalização.

Vídeo de abertura do projeto e boas-vindas;

Texto: “O Sapo não lava o pé” (Cabe aqui na minha mão – Érica Catarina) aliado à música popular “O Sapo não lava o pé”;

Abordagem acerca da importância das práticas de higiene pessoal;

Desafio: Utilizar o filtro do Instagram “O sapo falante” e cantar ou contar uma música. Selecionar uma playlist, a gosto da criança, e dançar livremente.

Posteriormente, em ritmo de Olimpíadas foi trabalhada a História e Esporte.

Texto: “A Bicicleta” (Coleção Vivendo a Literatura Cata-Vento – Sandra Lopes)

Desafio: Escolher um brinquedo (patins, patinete, bicicleta ou afins) e praticar manobras radicias. Além de se divertir bastante!

O próximo tema se referiu à História e as Brincadeiras.

Texto: “Cata-Vento” (Coleção Vivendo a Literatura Cata-Vento – Sandra Lopes)

Desafio: Escolher brincadeiras para realizar em família. Utilizar músicas para deixar o momento mais prazeroso.

Os alunos foram desafiados: Agora é com você…

Desafio: Escolha uma história e leia em família, e em seguida para à turma/professora. Será ressaltado em vídeo que a criança deverá ler ao seu modo. Ou seja, uns leem palavras outros leem imagens. Assim é possível convencer aos pais que é possível trabalhar a leitura desde a Educação Infantil.

A culminância do Projeto se deu com a LiveShow “Cada conto aumenta um ponto…”

A LiveShow foi promovida via Google Meet, em dois horários (Creche 14h – Pré-escola 15h30) para realização da culminância do projeto.

Palestrante – Dry Neres (Professora, Escritora, Presidente da AVL)

• Importância da Leitura para crianças

Contação de História – “Quem soltou o PUM?” (Blandina Franco e José Carlos Lollo)

Participação dos alunos contando suas experiências com o projeto e contando suas histórias preferidas.

Desafio: escolher um livro para ser seu melhor amigo; tirar uma foto com o pet ou desenhar o animal que gostaria de ter em casa.

Ações exitosas como essas refletem a importância que a educação municipal direciona aos processos de aprendizagem. A CMEI Professora Ivanilza Oliveira da Silva está de parabéns com a iniciativa de promoção de alunos leitores, mesmo em tempos tão difíceis em detrimento do isolamento social e das aulas remotas!

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Arquivo Institucional da CMEI Professora Ivanilza Oliveira da Silva