PROJETO DE LEITURA SUPER LEITOR, MURAL INCRÍVEL E LENGALENGAS: ESCOLA MUNICIPAL ARMINDA MATTOS

A leitura é uma importante ferramenta de emancipação e autonomia social. Com a leitura literária não é diferente: a criança (ou até um leitor maduro) experimenta situações imaginárias (observa comportamentos e atitudes das personagens, seus problemas e aguarda ansiosamente a resolução dos problemas) e depois aplica em situações práticas da vida real, ou seja, vive suas próprias histórias. Desse modo, é papel da escola levar a leitura literária até onde seus alunos estão: em casa. Também é dever da escola firmar parceria com as famílias e definir estratégias para que o amor pelos livros seja cultivado por meio de experiências pedagógicas e familiares prazerosas.

O Projeto objetiva estimular o hábito da leitura literária e o reconhecimento de sua importância no processo de leitura, e letramento, autônoma, ampliar a visão de mundo, aprimorar as habilidades de leitura e compreensão textual, considerando o contexto e a faixa etária de cada turma, aprimorar as habilidades de escrita, considerando o contexto e a faixa etária de cada turma, oportunizar o desenvolvimento do raciocínio, criticidade criatividade e imaginação, oportunizar momentos de leitura em família e oportunizar que as famílias acompanhem o desenvolvimento intelectual e acadêmico de seus filhos de perto.

A ação é realizada mensalmente, com a exploração de dois títulos literários (um título por quinzena). Os docentes selecionam os títulos (em formato digital) e disponibilizam virtualmente aos alunos. O foco do trabalho pedagógico é a “exploração” de aspectos literários que requeiram a leitura, observação, reflexão e interpretação da obra. Considerando a diversidade das famílias e a pouca intimidade que muitas delas possuem com a leitura literária, os docentes criaram um roteiro de questões motivadoras que antecedam a leitura (preparatórias) e a sucedam (exploratórias), a fim de facilitar e promover o envolvimento da família no momento de leitura.

Por meio da ação e registro coletivo, a Escola Municipal Arminda Mattos desenvolveu e adotou o Mural “Indicações Literárias”, que se constitui de apresentar publicamente indicações literárias realizadas pelos alunos, a partir das leituras propostas e realizadas pelos docentes. O objetivo desta ação é incentivar e valorizar os momentos de leitura nas turmas e o engajamento dos alunos. A cada título proposto, a turma realiza a indicação da obra, ou seja, são desenvolvidas duas indicações por mês. Por sua vez, os professores selecionam as indicações que serão publicadas, observando para não repetir os alunos, a fim de que todos possam ver seus trabalhos expostos ao término do ano letivo.

AÇÕES DOS PROJETOS “SUPER LEITOR” E “MURAL DO INCRÍVEL”

1- No dia da entrega dos materiais para os alunos (Caderno de Aprendizagem e Atividades Extras), os alunos selecionados para apresentar sua indicação literária, levam-na consigo e afixam no “Mural Indicações Literárias” e recebem uma singela lembrança;

2- No decorrer do mês, o professor observa seus alunos e seleciona um para compor o “Mural do Incrível”, sendo escolhido aquele que participou de maneira e incrível e brilhante, seja na realização das atividades, seja na participação e até mesmo por superar limites e dificuldades. No dia da entrega das atividades, a Escola convida, além da família, a “criança incrível” até a escola para que ela possa se ver no mural, que foi previamente preparado, e receber sua singela premiação.

PROJETO LENGALENGAS

O presente projeto surgiu a partir de uma aula de Língua Portuguesa em que a turma do 3º ano “A” leu e analisou a lengalenga “A casa do seu Damião”. A professora propôs para a turma realizar um projeto de leitura sobre esse tipo de texto, e, após os comentários para entendimento do que é um projeto, perguntou como esse trabalho poderia ser feito. Surgiram ideias como: conhecer mais histórias de lengalenga e criação das próprias lengalengas. Esse acontecimento combinou bem com a intencionalidade inicial de promover situações que pudessem ampliar a capacidade de leitura e escrita da turma. Assim, ficou combinado que durante os meses de abril e maio, a turma teria momentos específicos para ler e explorar lengalengas. Durante o percurso, foram inseridas atividades de análise, comparação, identificação, exploração e explicação, inferência, discussão, tanto da parte escrita como das ilustrações presentes nas histórias.

Essas atividades visavam maior compreensão e aproximação do gênero, possibilitando ao aluno-leitor apropriar-se dos elementos característicos das narrativas acumulativas, ou de repetição, encadeamento. Também surgiu a ideia da construção de uma lengalenga coletiva da turma. Essa ideia foi aprovada pelos alunos. O Projeto objetiva desenvolver habilidades de leitura como fluência e entendimento, desenvolver habilidades de escrita, ler lengalengas e contos acumulativos, analisar as características da lengalenga e dos contos acumulativos, dentre outras ações.

Ações como essas reforçam o compromisso da Educação Municipal com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, sobretudo em tempos de Pandemia, onde a inovação e criatividade das Unidades Escolares fazem a diferença na vida dessas crianças que estão ansiosas para voltar a aprender no ambiente escolar.

Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Arminda Mattos)

Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Arminda Mattos