POSTADO EM 12 dez 2019 · Educação

Valparaíso promove 1º Módulo Formativo “Conhecer para Implementar”

O município de Valparaíso de Goiás foi palco na quarta-feira, dia 11 de dezembro, da abertura da formação do 1º Módulo Formativo “Conhecer para Implementar”.

A etapa do circuito realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Conselho Nacional de Secretário de Educação (CONSED) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), no Colégio Militar – Fernando Pessoa, no bairro Jardim Céu Azul, contou com a presença de gestores escolares e dos coordenadores pedagógicos das escolas valparaisenses e de municípios vizinhos que ficam no entorno do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Valparaíso, o objetivo desta iniciativa foi conhecer e entender a organização e a estrutura do Documento Curricular para Goiás (DC-GO) – Ampliado. Além disso, os participantes debateram todas as mudanças e impactos que ocorrerão nas práticas pedagógicas das instituições escolares e os elementos constitutivos de um planejamento de aula e suas conexões.

A titular da SME, Rudilene Nobre, trata o DC-GO como fundamental para orientar e definir as aprendizagens essenciais que as crianças da Educação Infantil e os estudantes do Ensino Fundamental do território goiano devem desenvolver ao longo da Educação Básica. “Este é um instrumento indispensável para todos gestores escolares e profissionais da educação da nossa cidade para a (re)elaboração de suas propostas pedagógicas, projetos políticos pedagógicos e planos de aula”, ressaltou.

O Documento Curricular para Goiás (DC-GO) é fruto de uma ação cultural coletiva em torno da Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no território goiano. Essa ação envolveu inúmeras frentes de estudo, investigação, análise e diálogo com professores da Educação Básica e da Educação Superior, via (re)elaboração curricular.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás/Fotos Katia Ferreira