POSTADO EM 20 abr 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL ESTABELECE ESTRATÉGIAS ABORDANDO OS INSTRUMENTAIS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA AS AUDIÊNCIAS DE LEITURA

O período das Audiências será de 20 de abril a 14 de maio

Em 2019, a Secretaria Municipal, por meio da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica, identificou algumas propostas no intuito de melhorar a qualidade de ensino na Rede, de modo a alavancar a ascensão das notas atribuídas pelo IDEB à educação de Valparaíso de Goiás.
Para tanto, um encadeamento de ações foi concretizado para esse fomento. Dentre elas, as Audiências de Leitura, onde a Equipe Pedagógica intervia junto às escolas no ciclo de alfabetização.
As ações lograram êxito e a Educação de Valparaíso de Goiás alcançou resultados além do esperado. Em 2020, já no contexto do Ensino Remoto, devido à Pandemia da Covid-19, as ações se pautaram na perspectiva das Formações Continuadas, sobretudo com a ferramenta motriz do Projeto “BNCC em Gotas”.
Entende-se que a base formativa que são os professores precisa estar sólida, para que os objetivos e resultados sejam alcançados, consequências do trabalho desenvolvido com muita responsabilidade e comprometimento.
Por meio do Grupo NALFA – Núcleo de Alfabetização, instituído pela Secretaria de Educação, a Assessoria Pedagógica YOUEDUC em parceria com os Gerentes de Ensino da Diretoria Pedagógica do Segmento de 1º ao 5º ano desenvolvem, neste ano, a discussão e reflexão acerca do desafio da alfabetização no Ensino Remoto e preparam os professores para efetivar a demanda de se permanecer com a qualidade de ensino conquistada por meio das metas anteriores.
Dessa forma, no dia 19/04, os Professores do Ciclo de Alfabetização participaram de uma reunião de preparação para as Audiências de Leitura. O objetivo da reunião foi traçar linhas de raciocínio acerca da temática da alfabetização, por meio da avaliação diagnóstica, como primeira ação, utilizando os instrumentais de avaliação para o planejamento das próximas etapas dessa seara da aprendizagem. Vale ressaltar que o período das Audiências será de 20 de abril a 14 de maio.

Educação em Ação!

Redação: Comunicação da SME