A alimentação na rede pública de ensino cumpre diversos papéis na vida dos jovens estudantes. Além das escolas oferecerem as refeições, elas também precisam ajudar os alunos a criar bons hábitos alimentares
Ao longo das últimas décadas, a alimentação escolar se fortaleceu como uma importante política de proteção social, de promoção da educação, da saúde, da equidade de gênero, de segurança alimentar e nutricional e de desenvolvimento local em vários países do mundo.
A Diretoria de Alimentação Escolar tem realizado a adaptação do cardápio com base nas normativas apresentadas pelo FNDE/PNAE para melhor atender estudantes da Rede. Cumpre esclarecer que uma boa alimentação influencia diretamente no aprendizado, na concentração e no prazer de estudar. Em casa ou na escola, esse assunto deve ser levada a sério. Ele é tão importante que os currículos do ensino fundamental e médio irão trazer o tema nos componentes curriculares de Ciências e Biologia.
Outra ação relevante a ser destacada é a realização do processo licitatório dos gêneros alimentícios pensando no possível retorno às aulas presenciais, além do processo de aquisição de hortifrutícolas pelos produtores da nossa região que fomentam as ações do novo cardápio escolar e contemplam os parâmetros de sustentabilidade da Agricultura Familiar.
A Diretoria planeja, ainda, a realização de um curso de formação específico para os Merendeiros, enquanto ação da Secretaria de Educação, que objetiva fornecer orientações gerais sobre os novos contextos para o retorno presencial do ensino.
Por fim, em observância ao dia 31 de agosto que é o Dia do Nutricionista, a Secretaria de Educação agradece o comprometimento e atuação dos nutricionistas que têm um papel importante nesse processo. Às nossas Nutricionistas, Ana Maria Borges de Sousa, Carolyne Joranhezon Rodrigues Costa, Cristina Maria da Silva, Karla Coimbra Mota de Freitas e Tatiane Monteiro Dias, nossa imensa gratidão!
Em nome da Diretoria de Alimentação Escolar, parabeniza-se todos os profissionais do contexto da Alimentação Escolar, em todos os âmbitos e todas as esferas, desde os profissionais que estão na linha de frente da gestão até aqueles que executam as normativas nas unidades escolares.
Redação: Comunicação SME
Fotografia: Arquivo Institucional da Diretoria de Alimentação Escolar