Em semana intensa de trabalho, as equipes da SME acolhem servidores e funcionários das escolas com chamamento de que “cada profissional do contexto educacional tem importância no processo”, instituindo ações de retorno às aulas presenciais
Estados e municípios brasileiros, após um ano e sete meses, de ensino no formato remoto, dentro das particularidades de cada lugar, planejam com efetividade o retorno das atividades escolares com estratégias diferenciadas, conforme realidade que apresentam, diante dos avanços no combate à Pandemia da COVID-19.
Na verdade, alguns municípios já deram o seu start no trabalho, quase que preferencialmente, híbrido de ensino. E seguem com cautela, mas colhendo os primeiros resultados sobre esse grande desafio de readequação ao processo escolar físico.
Uma das maiores preocupações do Sistema de Ensino é o resgate do conhecimento que, mesmo diante de todos os esforços das equipes de educação, voltados para a validação do ensino remoto, não atingiu a mesma evolução que ocorreria no ensino presencial, da forma como o ensino sempre foi projetado. É evidente que o cenário educacional ganhou outras configurações, principalmente se afirmando na área tecnológica, o que nos traz avanços satisfatórios também. Porém, esses avanços, notoriamente, necessitam do ensino convencional, por meio da presença no espaço físico da escola, onde as relações com o aprender se tornam mais vinculadas.
Nesse processo de se conectar outra vez, todos os profissionais da escola, envolvidos tanto com a administração técnica quanto pedagógica, precisam alinhar estratégias que viabilizem o melhor planejamento possível de retorno, com um trabalho articulado, inteligente e bem definido que culminará no foco do objetivo educacional: o sucesso dos estudantes.
Portanto, como forma também de valorizar o profissional de todos os contextos da escola, mostrando a importância que tem o trabalho dele nesse processo de planejamento e articulações, a Secretaria de Educação preparou um momento especial para cada um desses segmentos: Merendeiros Escolares, Seguranças Patrimoniais e Serventes que prestam serviço nas unidades escolares, contribuindo para que o ensino tenha a base sólida de um trabalho seguro e organizado.
As formações acontecerão ao longo desta semana, conforme apresentado nos cards abaixo, em momentos para o público-alvo descrito no chamamento do material virtual.
Educação de Valparaíso em Ação!
Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco