ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 14 out 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONVIDA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente

A Secretaria Municipal de Educação convida toda a Comunidade Escolar para a reflexão acerca da importância da Campanha Outubro Rosa, tendo em vista que é no espaço escolar que são desenvolvidas as competências sociais para que os cidadãos estejam alinhados com as demandas sociais.
Nessa perspectiva, a Pasta incentiva a participação das escolas nessa campanha ímpar, tão necessária para o cuidado com a saúde da mulher. Neste ano, o conceito da ação terá como tema “Floresça em um toque de cuidado” e será desenvolvido no dia D, em 21 de outubro.

Vale ressaltar que este período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil; as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Vamos fazer a nossa parte e promover um Valparaíso onde o cuidado seja o pilar de ações educacionais para prevenção, em favor da vida.

Redação: Comunicação SME (Com informações do Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde)
Criação de Conceito: Jhean Lima
Texto: Dry Neres
Arte Gráfica: Rangel Franco