ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 18 out 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL PARABENIZA ATLETAS DO TIME RAÇA FUTSAL PELA VITÓRIA EXPRESSIVA EM CAMPEONATO PELA TAÇA MAXIMUS EM SÃO PAULO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA SEARA EDUCACIONAL

A cada dia que passa, o esporte está cada vez mais presente nas escolas, e de forma geral, no processo de educação de crianças e jovens

O time Raça Futsal esteve em Assis – SP, jogando a taça Maximus de Futsal. A competição contou a participação de equipes de oito cidades do interior de São Paulo. Após seis jogos, a equipe de Valparaíso de Goiás, se classificou para a final contra o time da casa – Assis Futsal, onde conseguiram a vitória, em um placar expressivo de 4×2.

Muito mais do que uma simples atividade de descontração e lazer, a prática de esporte deve ser considerada um instrumento pedagógico tão importante quanto outras áreas do conhecimento. Isso porque ele é capaz de contribuir, de forma significativa, na formação social e intelectual dos estudantes, pois possibilitam experiências práticas que exercitam as habilidades de se trabalhar em grupo, e também, habilidades individuais.

A Secretaria Municipal de Educação reforça a importância do Esporte na Educação. A Chefe da Pasta, Rudilene Nobre apóia e incentiva a ação reforçando que as crianças e jovens que são contemplados com aulas direcionadas para o esporte durante a Educação, são estimuladas a desenvolver, ainda mais, as capacidades intelectuais e físicas, uma vez que promove o exercício do corpo combinado com as estratégias que precisam ser elaboradas para se jogar.

O esporte é capaz de desencadear sensações de prazer, emoção e adrenalina nos alunos. Isso faz com que eles se sintam incentivados a participar das atividades propostas, uma vez que a sensação de bem-estar que aquela atividade promove é automaticamente identificada pelo cérebro. Não bastasse isso, a prática do esporte nas escolas também contribui para o processo de integração social, onde cada criança começa a identificar, desde cedo, o seu papel diante de uma realidade e aprende a conviver com os demais, respeitando os limites e diferenças de cada um de seus colegas de sala.

É capaz, ainda, de desenvolver assim, as competências comunicativas, sociais e técnicas, ensinando, na prática, a lidar com as necessidades dos outros e também com a sua própria necessidade.

Além do respeito, outros valores são aprendidos com a prática regular do esporte nas escolas. Alguns desses valores são: o cumprimento de regras, a tolerância, a persistência, saber esperar a sua vez, saber ganhar e também saber perder, sem descontar suas frustrações nos concorrentes. 

Por fim, uma das grandes contribuições do esporte no ambiente escolar diz respeito à saúde das crianças e jovens deste século. Todo mundo sabe que com as tecnologias disponíveis hoje em dia, a maioria das crianças deixam de lado a fase do brincar e do correr, para usarem, desde muito cedo, os dispositivos móveis. Esses aparelhos, além de provocar uma individualização e isolamento cada vez maior, uma vez que elimina a possibilidade do contato físico, também contribui para que a juventude se torne cada vez mais sedentária.

Dessa forma, a escola mais uma vez tem a importante função de apresentar a prática de esportes para as crianças, incentivando-as a criar o hábito do exercício. Quando uma criança tem uma experiência boa com uma atividade, com certeza, ela irá querer realizá-la com maior frequência. Por isso, a escola deve ser o ambiente a proporcionar essas experiências. 

Com todas essas habilidades adquiridas pelo esporte, a consequência é que se tenha estudantes mais concentrados e mais preparados, o que facilita a aprendizagem e o bom desempenho nas demais disciplinas. 

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Arquivo Institucional do Desporto Escolar da SME