Os eventos cumprem um cronograma articulado para atender o maior número possível de escolas da rede, vivenciando ações da Campanha Maio Amarelo – Juntos salvamos vidas! – que leva a população a refletir sobre respeito e segurança no trânsito.
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.
- Segundo a OMS, em 2009, foram registrados 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países diferentes – principal causa de morte para jovens de 15 a 29 anos.
Assim, o mês de maio tornou-se referência mundial para o balanço das ações de segurança viária realizadas pelo mundo, com o objetivo de colocar em pauta o tema trânsito para toda a sociedade e, com isso, fazer do Movimento Maio Amarelo um ponto de partida para estimular a participação da população, de empresas, governos e entidades na discussão e desenvolvimento de ações para um trânsito mais seguro e humano. No decorrer desses anos de existência, o Maio Amarelo vem registrando cada vez mais engajamento e, em 2019, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas apoiaram a campanha.
A Campanha do Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária, mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada e, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. A Secretaria Municipal de Educação, junto ao Governo Municipal, por iniciativa da Agência Municipal de Trânsito, representada pelo Agente de Trânsito Antonio Cesar de Oliveira, entende que a escola é o local certo para iniciar a transformação de conceitos e atitudes para construir uma cidadania mais articulada.
Portanto, no período entre 16 e 27 de maio, com a Campanha 2022 – Juntos salvamos vidas!, representantes da Agência de Trânsito e da SME vão às escolas da rede municipal de ensino levar mensagens e reflexões sobre mudança de atitudes no trânsito para que as relações, dentro desse contexto, possam ser saudáveis e sempre pautadas no respeito à vida.
Estudantes, professores e demais equipes escolares, Secretaria de Educação, representada pela Secretária Rudilene Nobre, acompanhada pelo Prefeito do nosso município, Pábio Mossoró, vivem esse momento ímpar na Educação, onde políticas públicas adentram no contexto escolar como forma efetiva de construção de uma sociedade melhor, onde os cidadãos se responsabilizam pelas articulações sociais que promovem a cidadania.
Redação: Comunicação da SME (com informações da internet)
Fotos: Kátia Ferreira e Arquivo Institucional