Com propostas articuladas e objetivos bem definidos, as profissionais que compõem o Corpo de Analistas de Gestão Educacional da SME Valparaíso desenvolvem projetos, nas escolas, que têm como foco apaziguar as emoções, após período de instabilidade emocional, vivido em fases mais críticas da Pandemia COVID-19.
Secretarias de Educação de todo o país e instituições educacionais mundiais viveram processos intensos de reestruturação do ensino para acompanhar as novas modalidades de ensino que pudessem preservar a continuidade da escolarização dos cidadãos, enquanto direito social, mantendo o melhor nível de qualidade possível, mas também agregando esse conhecimento estrutural às aprendizagens emocionais de relacionamento social.
Foi uma tarefa difícil, mas que reuniu um composto de novos comportamentos educacionais com alinhamentos de propostas que estavam engavetadas há anos, principalmente no campo das Tecnologias e trabalhos voltados para Saúde Emocional. Com a Pandemia e todo o caos de incertezas e instabilidades vividas, as pessoas entraram em conflitos com as suas crenças (de modo geral) e agregaram diversos fatores de confusão emocional e cargas intensas de desequilíbrio na linha “corpo e mente” que traz a centralidade que os seres humanos precisam para avançar nos diversos segmentos de condução da vida.
Nesse sentido, é que entra o trabalho de equipes do contexto educacional, elaborando propostas que redefinam esse alinhamento para reestruturação do equilíbrio emocional. Equipes de Analistas de Gestão Educacional que têm, na sua composição, profissionais da área de Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia e Fisioterapia, têm papel importante nessa construção e, por isso, atuam diretamente com o foco de apaziguar as emoções, após período de instabilidade emocional, vivido em fases mais críticas da Pandemia COVID-19.
A Equipe de Analistas da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, articulando toda essa demanda, elaborou projetos específicos para cada segmento de ensino que segue a linha de coletivizar e contribuir com as demandas latentes das escolas, em questões que envolvem habilidades interpessoais e socioemocionais e níveis de aprendizado.
Para a Educação Infantil e crianças dos anos iniciais, tendo em vista que essa é a base para os demais segmentos, faz-se pertinente a necessidade de uma equipe multidisciplinar completa com profissionais de Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia e Fisioterapia na escola. Quando se tem uma equipe especializada se torna possível trabalhar as especificidades de cada área, pensando e promovendo atividades que venham a desenvolver os estímulos necessários para favorecer o processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Para os estudantes dos anos finais, foi criado um grupo chamado AdoleSER com o objetivo de oferecer aos adolescentes um espaço de acolhimento e socialização, em que eles possam expressar sua opinião e compartilhar experiências com outros jovens marcados por vivências similares e diversas. O grupo é coordenado e conduzido pelas profissionais de Serviço Social e Psicologia e é intercalado com atendimentos e orientações pontuais a esses estudantes, conforme demanda identificada, a fim de aprofundar queixas específicas e oferecer devidos encaminhamentos.
Todas as ações da Equipe de Analistas comungam com o Programa direcionador “Saúde na Escola em Ação” com propostas pensadas diante do aumento do número de alunos com sinais de autolesão, crises de ansiedade e choro compulsivo, é de suma importância aliar saúde e educação para que demandas como essas não evoluam para casos mais graves. É importante ressaltar que o Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído por Decreto Presidencial em dezembro de 2007, que prevê um trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. E, agora, conhecendo a realidade das escolas, é mais que urgente concretizar esse programa no “chão” da escola.
Contudo, é chegado o momento de projetar novos sonhos na Educação e ter, na certeza do trabalho realizado por profissionais bem preparados, um ensino que direciona as comunidades para um futuro promissor e com uma cidadania sólida e efetiva em todos os conceitos de sociedade.
Confira algumas fotos das ações realizadas pela Equipe AGE (Analistas de Gestão Educacional):
Redação: Comunicação da SME (com informações da Equipe AGE)
Fotos: Arquivo Institucional