A Campanha foi produzida para conscientizar pais ou responsáveis pelos jovens que precisam se proteger, de forma oportuna, nesta fase, para ter saúde e qualidade de vida no futuro. Meninos dos 11 aos 14 anos e meninas dos 9 aos 14 anos receberão a dose da vacina contra o HPV e ambos com idade de 11 e 12 anos receberão também a dose da vacina contra a Meningite (ACWY).
Com foco na prevenção e buscando aumentar as coberturas vacinais no país, o Ministério da Saúde (MS) lançou a Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites.
Para reforçar o alerta do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) aborda o assunto, destacando a importância da vacinação e incentivando os municípios a desenvolverem campanhas de conscientização e chamada da população para completar o esquema vacinal e, com isso, proteger os cidadãos de doenças avassaladoras.
Apesar dessas vacinas estarem disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Brasil, a cobertura vacinal referente a essas doenças ainda é considerada baixa e é nesse sentido que entram os órgãos de saúde desenvolvendo ações voltadas para orientar as pessoas, em diferentes faixas etárias, dos riscos de contrair doenças que tornam cada indivíduo suscetível a estados graves ou até ao risco de morte.
O HPV que é causado pelo Papiloma Vírus Humano, por exemplo, tem contágio, preferencialmente, por via sexual e as principais consequências são doenças oncológicas, provenientes da infecção. A maioria das pessoas que entram em contato com o HPV, se não desenvolverem lesões clínicas (verrugas anogenitais) e se não realizarem testes laboratoriais, poderão nunca ter a infecção diagnosticada, o que se torna um problema muito maior no futuro.
Por ser um assunto, voltado para questões sobre a vida sexual futura desses adolescentes que precisam se proteger, nessa fase entre infância e adolescência, há uma série de tabus que precisam ser quebrados a respeito desse assunto. Pais ou responsáveis legais por esses jovens precisam entender que o tema necessita de abordagem como uma forma de prevenção e não como um incentivo ao despertar da vida sexual e precisam atuar como defensores dessas campanhas de proteção.
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, causada pela Neisseria meningitidise está entre as doenças imunopreveníveis (que podem ser prevenidas por meio da aplicação de vacinas) mais temidas. Essa bactéria pode causar a já conhecida Meningite (inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central) e meningococcemia (infecção generalizada), sendo os principais tipos de sorogrupos capazes de provocar a doença em seres humanos: A, B, C, W, Y, sendo que a gravidade da infecção provocada por cada tipo de bactéria varia conforme o país ou região.
Quanto à forma de transmissão dessa bactéria, o que mais preocupa é o fato dela propagar-se por meio de secreções respiratórias (espirros e tosses), bem como pelo contato com a saliva de uma pessoa infectada, sendo que a transmissão da doença é facilitada pelo contato próximo, especialmente quando se trata de convívio em ambientes fechados.
Nesse contexto de precaução e orientações, as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Valparaíso de Goiás se unem em Campanha VacinaVal, no Dia D 02 de junho, para vacinar o público específico de jovens que necessitam dessa prevenção. Nesse dia, equipes da Secretaria de Saúde irão até as escolas da rede levar as doses contra o HPV e Meningite (ACWY) para especificamente:
- vacinar, contra o HPV, meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos
- vacinar, contra a Meningite (ACWY), meninos e meninas de 11 e 12 anos
Para que a ação aconteça com transparência e segurança nas escolas, os pais ou responsáveis precisam preencher a autorização abaixo (clique no link) que será disponibilizada pela escola e entregue (assinada pelos pais ou responsáveis) no dia 02 de junho. O adolescente deverá portar também o cartão de vacina.
Autorização para Vacinação – HPV e Meningite
Todas as escolas com essa faixa etária de jovens iniciarão a ação, simultaneamente, às 9 horas, pela condução das equipes da Secretaria de Saúde, mas a abertura oficial da ação, com a presença das autoridades, ocorrerá na Escola Municipal Céu Azul, localizada no Jardim Céu Azul, e funcionará como start da ação final dessa Campanha.
Procure mais orientações sobre o assunto com profissionais de saúde, aproprie-se da conscientização da importância que está no processo de vacinação da população contra as doenças e levante bandeira para as companhas produzidas como políticas públicas para proteger os cidadãos. As Secretarias do Governo Municipal, em parceria com ações federais e estaduais, trabalham para intensificar a construção de uma cidadania efetiva, com direitos sociais garantidos.
Abaixo, card da Campanha. Divulgue!
Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco