ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 12 ago 2022 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FIRMA PARCERIA COM A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA PARA LEVAR AOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO O TEMA BIODIVERSIDADE DO CERRADO

A parceria entre as Secretarias do Governo tem o objetivo de aproximar os estudantes da rede municipal de ensino ao contexto do meio ambiente, no sentido de explorar todo o conhecimento em torno da riqueza e variedade do mundo natural, de forma específica, abordando as belezas e diversidade biológica do Cerrado Brasileiro

A Biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local, mas também com a variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância. Utilizado como sinônimo de diversidade biológica, o conceito de biodiversidade é essencial na ecologia e utilizado desde a década de 1980.

Atualmente, ouve-se falar muito da biodiversidade, principalmente da sua perda. Com o aumento das cidades e da atividade humana, muitos ambientes são destruídos e as mudanças climáticas tornam-se uma realidade cada vez mais inevitável. Com isso, há uma redução da biodiversidade, que desencadeia prejuízo para o meio ambiente e até mesmo para a economia.

Quando se fala em biodiversidade, o que se deve ter em mente, portanto, é que ela existe em todos os locais do globo. Em algumas regiões do planeta, há uma maior biodiversidade, sendo esse o caso de florestas tropicais. Em outras, como as regiões de deserto, ela é reduzida, porém ainda existente.

Em se tratando de Biodiversidade do Cerrado, primeiramente, define-se o cerrado como sendo o segundo maior bioma do Brasil que cobre uma área de 2 milhões de km2, que corresponde a 204 milhões de hectares. Isso representa quase um quarto de toda a extensão territorial do país. Para se ter uma ideia, um hectare, que mede 10.000 m2, equivale ao tamanho do gramado de um campo de futebol.

Repleto de biodiversidade, o Cerrado conta com uma fauna representada por espécies como lobo-guará e onça-pintada. Sua vegetação é bastante diversificada, apresentando variadas fitofisionomias com características específicas de acordo com a área abrangida. As árvores do Cerrado apresentam, geralmente, troncos grossos e tortuosos. O clima que abrange a área do bioma é tropical sazonal, com duas estações bem-definidas. Os solos são ácidos e pobres em nutrientes, por isso, necessitam de correção por meio de processos como a calagem. Toda essa exuberância e biodiversidade do Cerrado é ameaçada pela expansão das atividades agropecuárias.

E para despertar, ainda mais, o interesse dos estudantes das escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação firmou parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do município, por iniciativa da Escola de Educação Ambiental, para realização de um Ciclo de Palestras com o tema central “Biodiversidade do Cerrado”.

A ideia da ação é reavivar os projetos das escolas voltados para o contexto de conhecimento dos aspectos biológicos que compõem o Cerrado Brasileiro, sobretudo o Cerrado da Região Centro-Oeste, onde fica localizado o município de Valparaíso e Goiás, e toda a beleza dessa composição natural.

A Equipe da Escola de Educação Ambiental irá percorrer todas as escolas dos segmentos referidos acima, levando reflexões, debates e propostas de trabalhos para a sala de aula, com a construção de conhecimentos que os estudantes levarão para a vida prática. Esses conhecimentos serão, futuramente, usados também pelos estudantes em outras ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Educação, em parcerias com outras instituições sociais.

As palestras ocorrerão a partir do dia 16 de agosto e serão encerradas no dia 31 do mesmo mês, completando o Cronograma estruturado para atender a todas as escolas desses segmentos. Confiram a data e horário para cada escola, clicando no link abaixo:

CRONOGRAMA DO CICLO DE PALESTRAS – BIODIVERSIDADE DO CERRADO

Redação: Comunicação da SME (com informações dos sites: Mundo Educação UOL e EMBRAPA)
Arte Gráfica: Rangel Franco