ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 19 out 2022 · Educação

NO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONVIDA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA REFLETIR ACERCA DA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

A Secretaria Municipal de Educação convida toda a Comunidade Escolar para a reflexão acerca da importância da Campanha Outubro Rosa, tendo em vista que é, no espaço escolar, que são desenvolvidas as competências sociais para que os cidadãos estejam alinhados com as demandas sociais.

Nessa perspectiva, as equipes da SME incentivam a participação das escolas nessa campanha ímpar, tão necessária para o cuidado com a saúde da mulher. Neste ano, o conceito da ação tem como tema “Ame-se! Cuide-se! E seja também um amigo do peito.” e será desenvolvida no Dia D 31 de outubro.

Vale ressaltar que este período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 66.280 casos novos foram estimados para o ano de 2022, só no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74% casos (por 100 mil mulheres) de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.

É importante que cada profissional da educação assuma o papel social de promover ações, a cerca do tema, dentro do ambiente escolar, despertando o protagonismo dos estudantes para uma atuação pontual, na sociedade, que expresse uma Valparaíso de Goiás com olhares e atitudes de cuidados, sendo o pilar de ações educacionais para a prevenção, em favor da vida.

Hoje, 19 de outubro, é o Dia Internacional da Luta contra o Câncer de Mama que abre espaço para as reflexões e ações que possam se estender para todos os dias do ano, como forma de prevenção, porque todos precisam estar juntos nesse toque de amor e cuidado.

Confiram uma cartilha especial (7ª edição), produzida pelo INCA e Ministério da Saúde sobre o tema, em duas versões: para visualização e para impressão. Clique nos links abaixo:

Cartilha – Câncer de Mama – Versão Visualização

Cartilha – Câncer de Mama – Versão Impressão

Redação: Comunicação da SME (com informações do Instituto Nacional de Câncer e Ministério da Saúde)
Arte Gráfica: Rangel Franco