O plano de ação deste ano letivo desenvolverá ações específicas para aprimorar o ensino no sentido da recomposição das aprendizagens, promovendo a socialização com os saberes, potencializando os resultados e procurando vivenciar a Educação como prática social.
A volta às aulas na rede pública da cidade de Valparaíso de Goiás teve início nesta segunda-feira. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação criou um cronograma especial para atender aos alunos, professores e servidores da educação para o ano letivo.
Uma média de 26 mil estudantes estão matriculados em todas as unidades de ensino, que é composta por 52 escolas e atende estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Há, também, na rede pública, 01 Centro Municipal de Línguas, 01 Centro Integrado de Educação Inclusiva, 01 Núcleo de Atendimento Psicopedagógico ao Educando e 01 Escola de Música.
Com o slogan “Vivenciar a Educação como Prática Social”, promovendo o desenvolvimento humano; potencializando os resultados e gerando a socialização com os saberes, a pasta provoca a integração dos profissionais da educação, evidenciando os sentidos reais que a escola tem, de fato, para o progresso da sociedade e, por isso, investe ainda mais, neste ano, em formação continuada para todos os profissionais do contexto escolar; articula, junto a outras instituições, ações de intervenção social e realiza operações de melhoria dos ambientes escolares com: construções, reformas e ampliações, bem como aquisição de uniformes escolares, mobiliários, materiais didático-pedagógicos, entre outras ações.
“A educação valparaisense busca aprimorar as relações dos estudantes com o mundo real, desenvolvendo o sentimento e atitudes de pertencimento, buscando despertar a valorização dos bens comuns e o desejo de construir e fazer o bem na atuação de cada estudante enquanto cidadão e ser social”.
“As equipes da Secretaria Municipal de Educação têm como meta, para o ano de 2023, desenvolver um ensino voltado para a continuação da recomposição das aprendizagens, realizando projetos que reconectam os estudantes com as habilidades necessárias para o contexto escolar em que se encontram e projetando o ensino para os avanços esperados”.
Redação: Comunicação SME / SECOM-PMVG
Foto: Arquivo da EMABE