POSTADO EM 16 fev 2023 · Educação

EQUIPES DA SME EXECUTAM PROJETO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS, COM VISITAS PERIÓDICAS ÀS UNIDADES ESCOLARES, PARA FORTALECER O DIÁLOGO E A REALIZAÇÃO DE DEMANDAS

Agenda semanal de trabalho da SME foi organizada para melhor atender às demandas do contexto educacional e definir os momentos de acompanhamento do trabalho nas escolas, fazendo atendimento em campo das equipes da SME, com base no que a Pasta possa realizar, para melhorar a atuação dos profissionais que direcionam as unidades escolares, com vistas à melhoria do ensino.

A Secretaria Municipal de Educação apresenta, em anexo, a Agenda Semanal Fixa das atividades a serem realizadas na atuação das demandas de atendimento às unidades escolares, atendimento à comunidade e execução de planejamento com as equipes do trabalho administrativo e pedagógico da SME.

Desde o início da gestão em 2017 e nesta gestão atual, a Secretaria de Educação aposta em um trabalho integrado, onde as Equipes da SME, comandadas pela Gestora da Pasta e parceiros de trabalho, Diretores, Superintendente, Assessores, Coordenadores e Chefes de Seção afinam as demandas com planejamentos articulados, em comunhão com o planejamento da escola.

É certo que a carga de trabalho e os direcionamentos precisam ser realizados no cotidiano escolar para que o processo caminhe com a excelência que as comunidades merecem. Os Gestores, junto aos Professores e demais componentes das equipes escolares, procuram desenvolver ações e projetos que atendam aos anseios da população e garantam o equilíbrio e a qualidade do ensino, mas necessitam, para resolução de demandas superiores, da atenção, do acompanhamento e do direcionamento das Equipes da SME que se articulam para garantir esse atendimento periódico.

Por isso, esta Secretaria organizou uma agenda semanal fixa para os atendimentos e resolução de processos que delineiam o desenvolvimento das demandas que surgem ao longo do ano letivo, mas que pode ser alterada conforme ações novas que necessitem da atuação direta da SME.

Essa agenda é organizada com dias para atendimento ao público; às representações políticas; às representações da sociedade civil; às instituições parceiras e aos profissionais da educação, incluindo gestores, professores, servidores em geral, pais, estudantes e demais integrantes das comunidades escolares; mas também destina momentos para o desenvolvimento do Projeto Secretaria de Educação nas Escolas que tem o papel fundamental de fazer com que as equipes de trabalho da Secretaria também se aproximem dos ambientes escolares para acompanhar o desenvolvimento do ensino e garantir os padrões de qualidade que são admitidos como direitos da população.

O objetivo é aproximar as equipes da SME das equipes escolares para realizarem (juntas) a proposta de educação que a gestão atual oferece, pautando-se no compromisso de potencializar as ações educacionais que integram as políticas públicas na implementação dos avanços da sociedade. Quando juntas – Secretaria de Educação e escolas –, os olhares ficam mais atentos para fatores relevantes de melhorias, as análises se tornam mais pontuais e as ações voltadas para o planejamento e a resolução se tornam mais fortalecidas e ganham patamares de efetivação.

No link abaixo, apresenta-se uma tabela com a descrição da atuação da Secretaria de Educação por dia. Como foi dito, trata-se de uma agenda semanal fixa, com possibilidades de alteração conforme demandas surgidas, considerando a dinamicidade do contexto educacional. Assim, as equipes precisam estar atentas ao desenvolvimento da agenda, mas devem acompanhar as redes sociais, os grupos virtuais criados para informes e as linhas de transmissão com o intuito de realinhar a agenda caso haja demandas novas.

Com este documento, oficializa-se essa organização de trabalho, solicitando o fortalecimento da parceria das equipes de trabalho e instituições que estão ligadas ao contexto da educação, mas também, convidando novos parceiros para consolidar novos projetos que venham a trazer ainda mais benefícios para a população, gerando expectativas para as crianças, jovens e adultos em fase escolar, despertando-os para o processo constante de transformação da sociedade, promovendo o progresso que todos merecem.

EDUCAÇÃO EM AÇÃO!

Acompanhe as ações da Secretaria de Educação pelo Instagram: @secretariaeducacaovalparaiso

Clique no link (a seguir) para conferir a Agenda Semanal de Trabalho da SME:

AGENDA SEMANAL DE TRABALHO SME 2023

Redação: Comunicação da SME