ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 20 set 2023 · Educação

SETEMBRO TAMBÉM É AZUL PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COM AÇÕES VOLTADAS PARA A COMUNIDADE SURDA

Escola Municipal de Línguas de Valparaíso de Goiás realiza ações voltadas para a comunidade surda, despertando a reflexão sobre os direitos dos surdos na sociedade, celebrando as conquistas alcançadas e incentivando outras ações para consolidação de políticas púbicas em prol de novas conquistas.  

O ano de 2011 foi o berço de um movimento que, até hoje, busca por direitos da comunidade surda. Neste mês, são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo. O movimento empenha-se em manter viva a Língua de Sinais e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.

Setembro, um mês com datas importantes:

A escolha do mês de setembro é devido a várias datas que têm grande relevância para a história da educação dos surdos e para a própria comunidade:

  • 6 a 11 de Setembro de 1880: Congresso de Milão. Este foi um momento lamentável para a comunidade. O congresso determinou a proibição do uso e ensino das Línguas de Sinais na educação dos surdos, dando preferência ao método oral.
  • 9 de Setembro de 2009: Em 25 dos 26 estados brasileiros, aconteceu o Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos.
  • 20 a 26 de SetembroSemana Internacional dos Surdos. Desde 1958, a Federação Mundial dos Surdos (WFD) celebra anualmente uma semana dedicada à conscientização acerca da História dos Surdos, Línguas de Sinais e Educação dos Surdos e Cultura Surda.
  • 23 de Setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais.
  • 26 de SetembroDia Nacional do Surdo. Em 1857 foi fundada, no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos no Brasil (atualmente INES).
  • 30 de SetembroDia Internacional do Surdo e Dia Internacional do Profissional Tradutor e Intérprete.

A razão da escolha da cor azul, símbolo do movimento, remete a um passado lamentável e opressor, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. Depois da guerra, essa cor se tornou uma referência ao que foi enfrentado e os surdos deram um novo significado aos acontecimentos, mostrando orgulho da sua identidade, sua história, língua e cultura.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas, ainda, há muito o que conquistar. O Setembro azul nos lembra da luta para quebrar barreiras e buscar uma sociedade cada vez mais inclusiva para todos os surdos, respeitando também a diversidade que existe na surdez e que é expressa de múltiplas formas através dos surdos usuários de línguas de sinais, surdos oralizados e implantados.

Na perspectiva de avanços, a Secretaria Municipal de Educação, pela Escola Municipal de Línguas de Valparaíso e a Central de Interpretação de Libras, irá desenvolver ações importantes como um chamado à população para reflexões sobre os direitos dos surdos, celebração quanto às conquistas obtidas até aqui e incentivo para que se continuem as lutas para mais conquistas.

 

Acompanhem as ações:

  • 21/setembro, 20 horas – Episódio especial no “Tá na Trend Podcast” em comemoração ao mês de setembro, dedicado à celebração da comunidade surda, conhecido como Setembro Azul – participação dos profissionais da Central de Interpretação de Libras de Valparaíso. Clique no link abaixo:

Clique aqui para acompanhar a entrevista. Dia 21-09, às 20h.

  • 22/setembro, 14 horas – Atendimento gratuito de especialistas para a comunidade surda do Valparaíso e entorno – promovida pela Central de Interpretação de Libras com o apoio de profissionais parceiros.

  • 29/setembro, 19 horas – V Sarau de Libras – Multiplicando Mãos que Falam – promovida pela Escola Municipal de Línguas de Valparaíso de Goiás com a participação dos professores e alunos. 

Telefone para contato com a Escola de Línguas e a Central de Interpretação de Libras: 61 99426-7744 – WhatsApp.

É a Educação em Ação construindo o futuro de Valparaíso de Goiás!

Redação: Comunicação Social da SME
Arte Gráfica: Jean Lima