ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 19 set 2022 · Educação

CENTRO MUNICIPAL DE LÍNGUAS DE VALPARAÍSO REALIZA IV SARAU DA CULTURA SURDA EM COMEMORAÇÃO AO SETEMBRO AZUL QUE É O MÊS DE AÇÕES VOLTADAS PARA A COMUNIDADE SURDA

O evento contará com várias atividades interativas, apresentações e muitos aprendizados construídos, valorizando a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma efetiva e oficial de comunicação.

O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.

A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste que lembra os surdos que foram vítimas de opressão. Hoje, essa cor representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho e serve como força propulsora para mudanças.

Por que Setembro?

O mês tem datas importantes para a comunidade surda, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas:

  • 6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas;
  • 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais;
  • 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil;
  • 30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

Fonte: https://blog.handtalk.me/setembro-azul-mes-dos-surdos/

Portanto, a Secretaria de Educação quer ressaltar essas datas relevantes e o trabalho realizado pelo Centro Municipal de Línguas de Valparaíso (CMLV), instituição com equipes de excelência, que constroem acessibilidade no campo das linguagens, evidenciando o processo de comunicação como fundamental para a construção de uma cidadania com mais oportunidade para cada cidadão. O IV Sarau da Cultura Surda é uma prova de ações que dão certo e que promovem desenvolvimento e integração dos estudantes com a vida que pulsa fora das paredes das instituições de ensino.

Não percam a oportunidade de participar de palestras, dinâmicas, apresentações e muito conhecimento. O evento ocorrerá no CIEI, Qd. 15, Lt. 01, Etapa A; no dia 23 de setembro; às 19h30.

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Equipe do CMLV