Ações planejadas, em articulação da Secretaria de Educação e escolas da rede, dão destaque às potencialidades do público feminino no trabalho e interação em todos os setores da sociedade e afirma essa voz resistente que ecoa, em prol das lutas e vitórias pela humanidade e cidadania.
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é uma data muito importante do calendário mundial. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. Mas, as reflexões não podem se restringir apenas ao referido dia, nem muito menos cessar com o fim do “Março Mulher”.
As datas comemorativas ou que fazem referência a um contexto histórico-social devem servir de base para que as discussões a respeito dos temas abordados possam ser agregadas à totalidade do composto educacional, pois é no âmbito escolar que a conscientização política e social é construída e levada para o seio da sociedade, como ação de humanidade e cidadania.
Ao longo da história das reflexões feitas sobre o Dia Internacional da Mulher, foi criada uma tendência de romantização com a linguagem referencial para esse dia, talvez unindo-se à simbologia da “sensibilidade” que a Mulher demonstra na forma como se relaciona com o mundo, o que, hoje, diante de tantas lutas, conquistas e posições sociais alcançadas, está mais do que provado que essa sensibilidade vai além do literal e alcança significados de grandeza e fortaleza que é inerente a esse ser cheio de potencialidades e que merece as mesmas condições de convívio social. Aliás, as desigualdades e essas lutas nem deveriam existir, pois os direitos e deveres sociais devem ser iguais para os cidadãos, independente de raça, sexo, sexualidade, cor, idade ou qualquer outro fator da diversidade humana.
Por isso, a Secretaria de Educação continua aberta às reflexões e propõe, com a Campanha “Mais que Flores, somos Voz que Ecoa!”, a provocação das comunidades escolares para promover debates, eventos e demais ações que evidenciem a luta pela valorização do que a Mulher transforma na sociedade com essa voz de criação, de crítica e de produção, principalmente no contexto educacional que direciona os demais setores da sociedade.
Na Educação, as Gestoras, Secretárias, Professoras, Coordenadoras, Supervisoras, Orientadoras, Merendeiras e demais personagens femininas do contexto escolar são mulheres que inspiram e que trabalham em prol da dignidade para os avanços e evolução da sociedade.
No dia 25 de março, a Secretaria Municipal realizará mais um evento em homenagem à Mulher, como ação específica desta secretária, já que ocorreu, no dia 08 de março, uma ação geral do Governo Municipal. As equipes da SME ainda estão na organização do referido próximo evento e, em breve, será feita a divulgação oficial pela Equipe de Comunicação Social.
Assim, nos próximos dias, aproveitem para desenvolver várias ações na escola com o tema proposto. A Mulher é representada, principalmente, pela sua voz de luta, de história, de raízes, de conquistas e de transformação. Evidenciem essa voz! Façam com que ela seja percebida, ouvida e que tenha identidade firmada.
Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco