POSTADO EM 01 jul 2024 · Educação

ESCOLA MUNICIPAL CAROLINA MARIA DE JESUS: UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E CORAGEM

Trabalhando superação e sonhos, em prol de uma ValParaíso melhor.

A história de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil, é marcada pela superação. Nascida em Minas Gerais e radicada em São Paulo, Carolina enfrentou uma vida de extrema pobreza e preconceito. Mesmo com tantas adversidades, registrou sua vivência em diários, que mais tarde se tornaram livros publicados e celebrados mundialmente, como “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”. Sua trajetória é um símbolo de resistência, sonhos e a força de uma mulher determinada a transformar a própria realidade.

Inspirada pelo legado de Carolina Maria de Jesus, a Escola Municipal que leva seu nome, sob a liderança do dedicado Diretor Manoel Temóteo da Costa, tem seguido um caminho similar de superação e inovação. Integrada à rede municipal de ensino, a escola se destaca não apenas pelo ensino de qualidade, mas também por um projeto que envolve toda a comunidade escolar em um esforço coletivo para proporcionar um ambiente educacional sustentável e estimulante.

Recentemente, foi a vencedora de um prestigiado projeto em parceria com a Love Futbol e a New Balance, que patrocina o jogador Endrick, também de Valparaíso de Goiás, morador da Vila Guaíra e ex-aluno da rede municipal que já passou pelo Palmeiras, Seleção Brasileira e, atualmente, está em transição para o Real Madrid.

Essa conquista é particularmente notável, considerando a forte concorrência de várias escolas de São Paulo. A vitória nesse projeto é um testemunho do trabalho incansável de Manoel Temóteo e de toda a equipe escolar, além do apoio inestimável da comunidade local.

Com os recursos e apoio proporcionados pela parceria, a escola tem passado por uma revitalização completa. A renovação inclui a reforma da quadra poliesportiva, a reforma da horta comunitária, a instalação de um parquinho para as crianças e o desenvolvimento de diversos espaços destinados à ludicidade, lazer e aprendizagem. Cada um desses novos espaços é concebido para fomentar um ambiente educativo que prioriza a sustentabilidade e o desenvolvimento integral dos alunos.

A quadra poliesportiva renovada oferece um espaço seguro e moderno para a prática de esportes, essencial para a formação física e social dos estudantes. A horta comunitária, por sua vez, não só promove a sustentabilidade e a educação ambiental, mas também serve como um laboratório vivo onde os alunos aprendem sobre nutrição, ecologia e o ciclo da vida. O parquinho e os demais espaços de lazer são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, proporcionando momentos de diversão e aprendizado.

O trabalho do Diretor e da sua equipe é um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora quando alinhada com valores de superação, sonhos e sustentabilidade. Assim como Carolina Maria de Jesus, cuja vida e obra continuam a inspirar gerações, a Unidade Escolar está traçando um caminho de sucesso e impacto positivo, demonstrando que, com determinação e apoio da comunidade, é possível superar obstáculos e construir um futuro promissor para todos os seus alunos.

Essa história é um capítulo de esperança e inovação no cenário educacional de Valparaíso de Goiás, mostrando que, com visão e dedicação, é possível transformar a realidade e oferecer às crianças uma educação que vai além das salas de aula, preparando-as para serem cidadãos conscientes e agentes de mudança.

Confira fotos das ações:

Redação: Comunicação Social da SME (Por Dry Neres)
Fotos: Arquivo Institucional