O Protocolo Sanitário foi construído no intuito de gerar uma normatização de caráter geral para o processo de retorno às atividades escolares presenciais
A Secretaria de Educação parabeniza as Escolas Municipais por realizarem com afinco o trabalho de retorno às atividades presenciais. A informação, sobretudo, nos dias atuais, faz toda a diferença. É importante ressaltar que esse material deve sempre ser avaliado, a fim de assumir as diretrizes a serem seguidas pelos municípios e pelas instituições educacionais.
Dessa forma, o Protocolo Sanitário se mostra como o instrumento de assessoramento à comunidade escolar (gestores da saúde, da educação, professores e familiares), definindo critérios mínimos para retomada das aulas presenciais. Como a COVID-19 pode se espalhar antes que os sintomas ocorram ou quando nenhum sintoma está presente, as atividades de investigação de casos e rastreamento de contatos devem ser rápidas, oportunas e completas.
A compreensão dessa dinâmica de contágio é importante para que toda a comunidade envolvida nessa temática seja capaz de implementar as ações de mitigação propostas, visando à segurança das crianças e dos trabalhadores da Educação. O planejamento de retorno às atividades educacionais foi realizado de forma articulada.
Clique aqui e confira, na íntegra, o material produzido por algumas escolas da Rede:
https://youtu.be/UkgO28lSYLk
(Escola Municipal Avelino Jove de Abreu)
https://www.youtube.com/watch?v=dXc1jhFO0_c
(Escola Municipal Leolino de Jesus Soares)
https://www.instagram.com/tv/CU90k66APBl/?utm_medium=copy_link
(Escola Municipal Professora Eunice de Sousa Machado Silva)
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2246434518830347&id=100003914626419&sfnsn=wiwspwa
(Escola Municipal Valparaíso I-E)
O retorno à vida escolar será gradual para permitir o aprendizado e construção conjunta de práticas de proteção e cuidados. Esse processo coletivo visa fortalecer o aprendizado das medidas de prevenção e a sensação de segurança necessários para novas formas de viver em grupo.
Redação: Comunicação SME
Fotografia: Kátia Ferreira
Vídeos: Redes sociais das Instituições de Ensino mencionadas