Com o tema “Pequenos Cientistas”, as crianças das escolas infantis de Valparaíso de Goiás adentram o mundo das ciências e das artes, descobrindo, com os professores, o Ciclo das Coisas, construindo saberes por meio da interação com o conhecimento e das brincadeiras que estruturam o desenvolvimento da educação infantil.
O projeto Infância com Arte está presente, ininterruptamente, por seis anos, completados agora em 2023. Mostrando a todos o valor, a força e a importância da Educação Infantil no município. A cada ano, o projeto Infância com Arte aborda subtemas de relevância para a construção histórico-cultural da sociedade, bem como faz com que essa dinâmica seja reflexiva e contínua.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), reafirma concepções, princípios e eixos para a Educação Infantil que estão descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), fortalecendo o conceito de que a criança é um sujeito ativo capaz de idear, tecer, interagir, construir saberes ao interagir com o mundo físico e sociocultural, entendendo que a força motriz e a força amparadora que sustenta a prática pedagógica, na Educação Infantil, são as interações e as brincadeiras.
Isso tudo pressupõe rupturas com as práticas escolarizantes e assistencialistas e passa a ser um hábito de ações intencionais baseadas na escuta, tornando as crianças o centro do planejamento. A educação intencional exige dos profissionais envolvidos com a Educação Infantil prepararem espaços, tempos, materiais e, claro, interações com o novo. Dessa forma, a mediação-relação também precisa ser pensada/planejada.
A ação pedagógica deve estar em consonância com as construções sociais de cada sujeito e, consequentemente, a criança verá sentido na ida à escola, bem como nas atividades propostas, pois cada projeto/atividade deve objetivar que as crianças e cada grupo construam significados concretos e reais para a vida e façam links com os conhecimentos adquiridos.
Esse projeto busca evitar que as aulas na Educação Infantil sejam expositivas e apostar em aulas criativas com muitas hipóteses, desenhos, pesquisas, entre outras atividades, aproximando as famílias nesse processo e permitindo que elas presenciem o desenvolvimento das habilidades das crianças, como cada uma pensa e como se expressam. Essa relação de pais ou responsáveis com a escola faz com que eles também se envolvam, colaborem com os projetos, reconheçam e valorizem a importância da escola, na educação infantil, a partir de atividades lúdicas.
Este ano, o tema é Pequenos Cientistas – O ciclo das coisas, que despertou, ao longo de 7 meses de trabalho com as crianças, o interesse pela pesquisa sobre subtemas criados por cada equipe escolar que serão apresentados na culminância, a ser realizada no dia 19 de setembro, no Centro Municipal de Educação Infantil Primeira Infância, que fica localizado na Rua Guarani, Qd. 33, Chácara 01 – Anhanguera B – Valparaíso de Goiás.
A culminância contará com fala de profissionais da área sobre a importância da educação infantil para o desenvolvimento cidadão, exposição de trabalhos realizados com os estudantes, apresentações culturais das crianças, muita interação, diversão e sorrisos dos pequeninos.
Será uma honra receber a população de Valparaíso para celebrar os avanços na Educação Infantil, prestigiando o trabalho dos profissionais desse contexto escolar que expressam, no sorriso das crianças dessa cidade, o contato direto com o conhecimento que faz com que elas floresçam, promovendo crescimento e transformação da cidadania.
É a Educação em Ação, construindo o futuro de Valparaíso de Goiás!
Redação: Comunicação Social da SME
Arte Gráfica: Jean Lima