Promover um processo de ensino-aprendizagem de qualidade ao público infantil por vias remotas nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente em meio aos diversos obstáculos encontrados no contexto pandêmico no qual o mundo se encontra.
Os dois pilares fundamentais para a Educação Infantil são as brincadeiras e interações, uma vez que são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Então, como promover uma interação prazerosa e lúdica para alcançar os objetivos de aprendizagem no contexto do Ensino Remoto?
Para solucionar esse problema a Equipe da CMEI Professora Ivanilza Oliveira da Silva desenvolveu o projeto das Lives para o fomento das atividades realizadas, objetivando ampliar a interação com Comunidade Escolar. As crianças e famílias participam das atividades propostas e a interação se torna eficaz para o alcance dos objetivos propostos.
Em meio ao momento difícil de Pandemia causado pelo Novo Coronavírus, que estamos vivendo coletivamente, o Ensino Remoto se tornou a saída para que os alunos não deixassem de estudar. No entanto, com a necessidade de suspensão das aulas presenciais, muitas questões foram surgindo em relação às turmas desse segmento educacional, uma vez que essa é uma das etapas mais importantes presentes no processo da Educação brasileira.
Portanto, é nesse momento escolar em que as crianças começam a interagir e descobrir o mundo a sua volta, fora do seu ambiente familiar, fazendo amigos e aprendendo a conviver e respeitar as diferenças culturais. Dessa forma, o ambiente escolar da Educação Infantil é o primeiro local em que as crianças terão contatos fora de suas zonas de conforto e passarão a socializar com outras crianças e adultos de forma mais intensa e frequente.
É nessa perspectiva que o Projeto se desenvolveu, uma vez que a partir disso, na Educação Infantil se trabalham as potencialidades da criança como ser social, valorizando seus conteúdos e apresentando as cores, formas, letras, palavras, números, quantidades, sons, rostos e gostos. As Lives interativas estimulam o uso dos sentimentos e sensações das crianças que ao se misturarem acabam ocasionando um mundo de experiências, descobertas e de possibilidades diversas para elas. Por consequência, as mesmas passarão a desenvolver necessidades básicas que por sua vez serão fundamentais para esse indivíduo durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
Educação em Ação!
Redação: Comunicação SME (Com informações da CMEI Professora Ivanilza Oliveira da Silva)
Fotografia: Arquivo Institucional da CMEI Professora Ivanilza Oliveira da Silva