O mês de maio é nacionalmente conhecido como maio laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade. Com o intuito de informar, sensibilizar e combater essa forma de violência, a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude disponibiliza abaixo materiais e links úteis para conscientização, sensibilização e informação da sociedade.
A Escola Eunice de Souza realizou, no dia 18 de maio, encontro virtual com os alunos do sétimo ano para conscientização e esclarecimentos da temática do Maio Laranja, que sensibiliza sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O encontro foi promovido pela professora de Língua Portuguesa, Rita Ribeiro, e conduzido pela orientadora Mariléa Rodrigues. Após explanação do tema, com o uso de recursos pedagógicos visuais, os estudantes foram instados ao diálogo, momento este em que diversas dúvidas foram respondidas e ponderações foram debatidas.
Foi um momento enriquecedor e de aprendizagem, evidenciado pelas palavras do aluno do 7º E Samuel Milhomens: “Achei muito boa a aula porque retrata um assunto muito importante na sociedade. Aprendi sobre os tipos de abusos, como os abusadores se comportam e que na maioria das vezes são pessoas de confiança. Triste realidade.”
Trata-se de um mês de alerta a toda a sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 52% dos casos de exploração, violência ou abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima, e apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades.
Para incentivar a denúncia e coibir o crime, o ministério promove durante todo o mês de maio uma campanha de conscientização para a população sobre o tema. A divulgação também é voltada aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, que atuam de forma direta com crianças e adolescentes, para estabelecer um atendimento cada vez mais eficaz.
Redação: Comunicação SME (Com informações da Escola Municipal Eunice de Souza)
Fotografia: Arquivo Institucional da Escola Municipal Eunice de Souza