O tema direcionado pela APAE Brasil – Federação Nacional das Apaes, neste ano, é “Superar barreiras para garantir inclusão” e, como prática anual, a Secretaria de Educação, junto às escolas e à APAE Valparaíso, abraça a campanha nacional, realizando ações por todos os cantos do contexto educacional, com a linguagem de luta pela defesa e garantia de direitos fundamentais ao cidadão valparaisense.
A integração é uma atitude inspiradora para mover o mundo na perspectiva das transformações necessárias e propicia ao ser humano a busca do melhor para si e para aqueles integrados no mesmo propósito. A inspiração sobre o que podemos fazer para movimentar a sociedade é apenas um start e, sozinha, não consegue avançar se não estiver unida ao desejo verdadeiro de juntar as mãos para seguir com o objetivo único de promover cidadania, com oportunidades para todos, independente das diferenças que compõem a classe humana.
Com essa base de entusiasmo, promovida pela vontade da integração, inspirada pelo amor e solidariedade, portas se abrem com a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022 que enfatiza, com o tema proposto, o empenho de toda a população na luta para eliminar as barreiras que, muitas vezes, parecem instransponíveis e garantir os direitos de inclusão do cidadão com deficiência na vida social.
A campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto, introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo que o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirme: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.
Mas, infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. As barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas são evidentes no convívio social, mas as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Ignorância, medo, rejeição, percepção de menos-valia, inferioridade, piedade, adoração do herói, exaltação do modelo, percepção de incapacidade intelectual, efeito de propagação (ou expansão), estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, adjetivação, particularização, baixa expectativa, generalização, padronização e assistencialismo e superproteção integram os diferentes tipos das barreiras atitudinais.
Presentes no dia a dia, mesmo em pleno o século 21, essas barreiras são as mais comuns e estão firmadas – sejam explícitas ou não, sejam intencionais ou não –, por exemplo, em ações, omissões e discursos preconceituosos, pejorativos e estigmatizados que, devido às suas capacidades de inibir, coibir, oprimir, desencorajar, entre tantos outros fatores negativos, ocasionam a exclusão e a segregação das pessoas com deficiência nos ambientes sociais, tais como nas escolas e no mercado de trabalho, e até nos lares.
Por todas essas razões, infelizmente, reais no contexto da sociedade, é que o Governo Municipal e a Secretaria de Educação se unem às instituições voltadas para as lutas para gerar oportunidade de igualdade e inclusão entre todos os seres humanos e chama a população para a integração necessária nessa luta, não somente no sentido da reflexão, mas que se inspire e aja com determinação para identificar e colocar um ponto final em ações, comportamentos e concepções que desagregam e se materializam em muros nas mentes e no coração dos brasileiros. Pois só assim, com a desconstrução de barreiras, sobretudo em relação às atitudinais, a partir da disposição de toda a sociedade em considerar as necessidades das pessoas com deficiência, viveremos em um mundo inclusivo.
Neste ano, como em todos os outros, a APAE Valparaíso está presente nesse trabalho, firmando, mais uma vez, essa parceria que tem o propósito fundamental de promover inclusão, a partir de ações com objetivo claro e agregador, com sentidos reais de aproximar as pessoas com deficiência a todos os contextos de sociedade, nessa luta que vai muito além de uma semana estipulada em calendário, uma luta para cada dia do ano, mas que ganha força com campanhas como essas.
Na próxima semana letiva, 22 a 26 de agosto, toda a rede municipal de ensino estará engajada na realização de ações pontuais e significativas para o público de pessoas com deficiências e todos aqueles envolvidos nesse contexto e, juntos, profissionais da educação e comunidades, farão história com esse tema de superação de obstáculos por mais avanços sociais.
Haverá um evento de Abertura da Semana, na Câmara Municipal de Valparaíso, onde todos estão convidados para participar, de forma presencial ou virtual, pois o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara, no Youtube. Confiram a programação completa a seguir:
CRONOGRAMA
- 22/agos – 9h | Live de Abertura – Câmara Municipal
- 22/agos – 13h30 | Dia da Beleza – Sede da APAE Valparaíso
- 23/agos – 8h e 13h | Encontro com a Educação Infantil – Faculdade Anhanguera
- 23/agos – 13h30 | Gincanas e Momento Saúde – Sede da APAE Valparaíso
- 23/agos – 9h | Sensibilização sobre o tema e Dia de Beleza – Projeto Revitalizando
- 24/agos – 9h | Dia D contra a Violência Doméstica – Projeto Revitalizando
- 24/agos – 8h e 13h | Encontro simultâneo de escolas – Escola de Ensino Especial João da Silva Filho e CIEI (Etapa A)
- 24/agos – 15h | Lanche com a Presença do Sicredi – Sede da APAE Valparaíso
- 25/agos – 13h30 | Passeio Piscina (Somente para os assistidos pela APAE)
- 25/agos – 9h | Piquenique do Revitalizando com a APAE – Parque Ecológico Valparaíso
- 26/agos – 9h | Oficinas de Reciclados com alunos da Escola Chico Mendes – Projeto Revitalizando
Todas as escolas municipais estão engajadas na realização de eventos internos, ao longo da semana, na condução dos Professores de AEE.
Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco