Últimas avaliações foram realizadas no dia 06 de dezembro, consolidando um processo de envolvimento das equipes pedagógicas sobre a projeção de resultados que trarão norte para os alinhamentos dos Planos de Ação em razão da efetivação do ensino dos próximos anos.
O Saeb e o Saego Alfa evidenciam as habilidades e revelam as fragilidades nos processos de aprendizagem e, por isso, constituem-se uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Ministério da Educação e pelos sistemas de ensino na construção de políticas públicas educacionais que tenham o propósito de melhorar o desempenho dos estudantes e efetivar o ensino no país.
A avaliação em larga escala como importante instrumento de análise fornece dados estatísticos e pedagógicos que contribuem para que as unidades escolares e as redes de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Os vários anos de aplicação do Saeb compõem um rico histórico de dados de cada unidade escolar e dos estados como um todo que permite acompanhamento contínuo, identificação de limitações, fragilidades, habilidades e potencialidades dos estudantes e das escolas. O Saego, da mesma forma, a nível estadual, contribui para a identificação de pontos a serem analisados para implementação de projetos que possam contribuir pontualmente com o melhoramento do processo escolar.
Em Valparaíso de Goiás, foi feita a adesão para o Saego Alfa que direciona o trabalho de sondagem para o campo da alfabetização, um dos segmentos mais atingidos, no período pandêmico e de distanciamento social, tendo que se utilizar do ensino remoto para que houvesse, na medida do possível, a manutenção do ensino, o que, mesmo com os grandes esforços dos professores, sofreu sérias complicações para ser ajustada de modo que os alunos pudessem acompanhar as mudanças e se desenvolver para um crescente aprendizado.
Nesse sentido e, ainda, considerando os efeitos decorrentes da Pandemia da Covid-19, a participação e comprometimento de toda a comunidade escolar com o Saeb e Saego tornam-se mais do que necessários. É fundamental mobilizar estudantes, professores e diretores, nesse processo, para que possamos coletar o maior número possível de dados e informações, fazendo uma análise ainda mais próxima do real, baseada em dados e evidências capazes de mensurar e expressar os impactos causados pela pandemia.
Esta Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, no tempo propício, analisará os dados obtidos por meio dessa avaliação externa, numa perspectiva diagnóstica, identificando as habilidades e fragilidades dos estudantes, relacionando com os objetivos de aprendizagem do Referencial Curricular. Essa análise será feita com o propósito de auxiliar os planejamentos pedagógicos das unidades escolares, baseados em evidências, e possibilitar a realização das intervenções pedagógicas necessárias, voltadas para as aprendizagens de nossos estudantes.
O processo de aplicação das provas de 2021 para os dois instrumentos (Saeb e Saego Alfa) seguiu do dia 22 de novembro até 06 de dezembro, com o máximo de empenho das equipes pedagógicas e, portanto, a SME parabeniza todos os profissionais envolvidos no processo e os condutores das Equipes da Secretaria de Educação, em especial a Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica, e da Assessoria Pedagógica YouEduc.
“O trabalho em equipe é sempre uma marca de sucesso em qualquer ação planejada. Os bons frutos sempre são colhidos e saboreados no momento em que os resultados desse trabalho começam a reverberar progresso. Nossa Educação em Valparaíso sempre acontece, porque somos uma equipe unida pelo bem comum de uma cidade que cresce e se desenvolve substancialmente a cada ação social que desenvolvemos juntos.”, assim expressa a Secretária de Educação Rudilene Nobre.
Confira algumas fotos dos períodos de aplicação:
Redação: Comunicação Social da SME (Com algumas informações da Internet)
Fotografia: Arquivo Institucional da Diretoria Pedagógica
Arte Gráfica: Rangel Franco