A estratégia inicial é reunir estudantes com deficiência física das escolas do município, nas esferas da rede municipal, estadual e particular, para um dia de vivência nas modalidades dispostas e despertar o interesse para os treinos e competições futuras.
A prática de esportes por pessoas com deficiências é documentada desde o final do século XIX no continente europeu. Entretanto, foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que se realizaram os primeiros esforços para profissionalizar e internacionalizar a prática esportiva entre deficientes.
O desenvolvimento do programa esportivo desenvolvido por Guttmann fez com que um evento fosse promovido para reunir deficientes físicos em uma competição, em 1948. Esse evento ficou conhecido como Stoke Mandeville Games.
Em 1960, ficou definido que a edição dos Stoke Mandeville Games seria levada para a cidade que sediava os Jogos Olímpicos. Essa foi considerada a primeira edição dos Jogos Paralímpicos da história, realizada com a presença de 400 atletas de 23 países. Somente a partir de 1964, em Tóquio, que esse evento esportivo passou a ser conhecido como Jogos Paralímpicos.
No Brasil, o esporte paralímpico se estabeleceu no final da década de 1950, mas a primeira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos só aconteceu na edição de 1972. A primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas só foi obtida na edição de 1976. A partir da década de 1980, o Brasil começou a ter um desenvolvimento expressivo nos esportes paralímpicos, e, em 1995, surgiu o Comitê Paralímpico Brasileiro. Atualmente, o Brasil é considerado uma das maiores potências dos esportes paralímpicos, obtendo resultados expressivos nas últimas edições dos jogos.
Resumo sobre as Paralimpíadas:
- A primeira competição do tipo foi organizada, em 1948, por Ludwig Gutmann no tratamento de seus pacientes com lesões medulares.
- A primeira Paralimpíada aconteceu em Roma, em 1960.
- Desde 1988, é realizada no mesmo local que sedia os Jogos Olímpicos.
- A primeira participação do Brasil aconteceu em 1972, e nossa primeira medalha veio em 1976.
- No Brasil existe o Comitê Paralímpico Brasileiro, e o país é considerado uma potência paralímpica.
Modalidades das Paralimpíadas:
Atualmente, o programa esportivo das Paralimpíadas possui 22 modalidades, que são:
- Atletismo
- Badminton
- Basquetebol em cadeira de rodas
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de cinco
- Goalball
- Hipismo
- Judô
- Levantamento de peso
- Natação
- Remo
- Rugby em cadeiras de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tênis em cadeira de rodas
- Tiro
- Tiro com arco
- Triatlo
- Voleibol sentado
Como uma forma de mostrar para a população a importância do esporte na vida das pessoas, ainda mais quando se trata da integração de pessoas com deficiência aos diversos contextos sociais, validando o processo de superação dentro das práticas esportivas para uma vida mais saudável, em termos físicos e emocionais; a Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás, junto à Diretoria de Desporto Escolar, realiza a 2ª temporada de Paralimpíadas Escolares, reunindo estudantes com deficiência física das escolas municipais, estaduais e particulares e preparando-os para as competições futuras.
A abertura oficial das Paralimpíadas de Valparaíso ocorrerá no dia 13 de junho, às 9 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados de Valparaíso de Goiás (CEU das Artes), localizado na Quadra 15, Área Especial A, Etapa C do Valparaizo I e, nesse dia, todos os estudantes interessados e Professores de Educação Físicas das escolas do município estão convidados para a integração e vivência das modalidades de Atletismo, Bocha e Parabadminton e para conhecer a proposta de desenvolvimento das competições, com o plano de treinamento.
A Secretaria de Educação e o Governo Municipal apostam em proposta de integração social como maneira de desenvolver a cidadania e transformar o futuro da cidade e dos cidadãos para a efetivação de grandes sucessos. Educação em Ação!
Card para divulgação do evento:
Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco